Lançado na quarta (19), no Palácio Anchieta, é dos mais avançados programas públicos de serviços, com previsão de execução para os próximos cinco anos
A inovação e a tecnologia têm sido fundamentais na modernização do serviço público capixaba, tornando-o mais eficiente, acessível e transparente para o cidadão. Investindo cada vez mais na transformação digital, o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), anunciou, na quarta (19), o lançamento do programa Espírito Santo Mais Inteligente (ES+Inteligente), em cerimônia realizada no Palácio Anchieta, em Vitória. Uma iniciativa que visa modernizar os serviços públicos, tornando-os mais ágeis, acessíveis e eficientes para a população capixaba.

Com o apoio do Banco Mundial num investimento total de US$ 76,5 milhões, incluindo a contrapartida do Governo do Estado, o programa tem execução prevista para os próximos cinco anos e está estruturado em três grandes áreas: ampliação da capacidade de armazenamento e processamento de dados dos serviços públicos por meio da construção de um novo Data Center, garantindo mais eficiência e segurança na gestão de informações; desenvolvimento de um Portal Único de Serviços que reunirá, de forma inteligente e integrada, os serviços públicos, tornando o acesso mais rápido e simples para os cidadãos; e a construção do Centro Integrado de Defesa Social (CIDES), que aprimorará a resposta a emergências, aumentando a segurança e proteção da população capixaba.
“O ES + Inteligente é um projeto que está em total consonância com uma das premissas da gestão do governador Renato Casagrande, que é a de colocar o Espírito Santo numa nova era digital. Com a parceria com o BIRD, vamos conseguir ampliar a capacidade de armazenamento de dados do governo e a oferta de serviços aos capixabas em formato muito mais acessível e dinâmico. No campo da segurança pública, os ganhos também são gigantescos, isso porque o projeto se soma a outros robustos investimentos em infraestrutura tecnológica que o governo já vem executando, tornando a resposta das forças policiais cada dia mais célere e resolutiva para a sociedade”, pontuou o secretário de Estado de Economia e Planejamento, Álvaro Duboc.
“Pedi à nossa equipe celeridade na implementação do ES+Inteligente, já que o programa tem o objetivo de colocar a Administração Pública em sintonia com as necessidades da sociedade. Precisamos estar na mesma velocidade das mudanças do mundo e de que hoje o setor privado contempla. Quando retornei ao governo em 2019, decidi que era preciso fazer uma virada no que se refere à oferta do serviço público para a sociedade e que o caminho era a tecnologia. Aumentamos nossa eficiência, eliminamos o uso do papel na tramitação de processos e reforçamos a transparência”, afirmou o governador Renato Casagrande.
Além da digitalização de processos substituindo documentos físicos por sistemas eletrônicos, outros serviços como a telemedicina, que possibilitam consultas médicas à distância, reduzindo filas, otimizando o tempo dos profissionais de saúde e ampliando o acesso a especialidades médicas, especialmente para pessoas que vivem no interior; a emissão de certidões, solicitação de benefícios e acompanhamento de processos podem ser feitos de forma rápida e segura pela internet, evitando deslocamentos desnecessários e promovendo inclusão digital; o cerco eletrônico eficaz na segurança pública, contribuindo para a redução de crimes, o aumento da segurança viária e maior controle sobre a mobilidade urbana, são exemplos de como a inovação vem tornando os serviços públicos mais eficientes e acessíveis.
“A inovação é um caminho indispensável para um serviço público de qualidade, alinhado às necessidades de quem acessa os serviços todos os dias, desde a mãe que espera consulta de um especialista para o filho ao empreendedor que depende da agilidade da administração pública para se formalizar. O investimento é robusto em infraestrutura tecnológica, mas também envolve a capacitação dos servidores, com programas de treinamento para fortalecer competências digitais, humanizar o atendimento e preparar o profissionais para o futuro do trabalho”, explicou o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Bruno Lamas.
“O ES+Inteligente vai posicionar o Espírito Santo como referência nacional em governança digital, inovação e modernização do serviço público. E a Secti reafirma seu compromisso com o desenvolvimento tecnológico e a inclusão digital, promovendo um Estado mais eficiente, sustentável e conectado às demandas do capixaba”, completa Bruno.
Benefícios para o capixaba
O programa ES+Inteligente representa um grande avanço na modernização e inovação dos serviços públicos no Espírito Santo, proporcionando mais eficiência, acessibilidade e segurança para a população capixaba. Com iniciativas estratégicas e investimentos em tecnologia, o programa visa transformar a relação entre o cidadão e o governo, garantindo soluções mais ágeis e integradas.
Uma das principais ações do ES+Inteligente é a ampliação do Data Center estadual, que será construído onde hoje está o Pavilhão de Eventos de Carapina, na Serra, e permitirá maior capacidade de armazenamento e processamento de dados. Isso resultará em serviços digitais mais rápidos, estáveis e seguros, além de viabilizar o uso de novas tecnologias como a inteligência artificial na gestão pública. Com essa estrutura robusta, o governo poderá aprimorar a tomada de decisões e oferecer respostas mais eficazes às demandas da população.
Outro grande benefício do programa é o lançamento de um novo portal digital, que reunirá diversos serviços públicos em um único ambiente online. Essa plataforma unificada facilitará o acesso dos cidadãos a documentos, solicitações e atendimentos, reduzindo burocracias e otimizando o tempo dos usuários. A iniciativa também reforça a transparência e a participação social, permitindo que os capixabas acompanhem de perto as ações do governo e realizem suas demandas de forma simples e rápida.
Além disso, o ES+Inteligente prevê a construção de um Centro Integrado de Defesa Social (Cides), que vai abrigar a sede administrativa e operacional da Sesp, numa área do Estado localizada na Avenida Leitão da Silva, em Vitória.. O centro reunirá diferentes forças de segurança, como Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e Defesa Civil, promovendo uma atuação conjunta e mais eficaz no combate à criminalidade e na resposta a emergências. Com tecnologia de ponta e integração de dados, a segurança do estado será reforçada, proporcionando mais tranquilidade e bem-estar para a população.
O ES+Inteligente é coordenado pela Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), em parceria com o Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Espírito Santo (Prodest), Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) e Secretaria de Governo (SEG).