Morreu esta noite, 26, um dos personagens mais dedicados ao próximo do Espírito Santo, Osmar Rosa, aos 85 anos. Cachoeiro de Itapemirim está de luto. Uma perda que, dificilmente, será reposta nos próximos séculos. Era a personificação da bondade sem limite, sem fronteiras. A cidade dormirá chorando e amanhecerá lamentando.
Cristo, Amor e Trabalho. É baseado nesse trinômio que, há quase quatro décadas – 38 anos serão completados na semana que vem -, o Grupo Beneficente Princesa do Sul desenvolve ações para ajudar as famílias carentes de Cachoeiro de Itapemirim e até de outros municípios do sul do estado.
A entidade filantrópica foi criada em 18 de dezembro de 1978 e teve origem em uma equipe de futebol amador: o “Novo Progresso”, na época dirigida pelo então funcionário público Osmar Ribeiro Rosa, hoje com 83 anos, fundador e atual presidente da entidade.
“Primeiro começamos com a associação do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e, depois, com a participação de vários amigos, criamos uma entidade com atuação mais ampla dedicada aos carentes. Durante todos esses anos sempre buscamos apoio público e privado para desenvolver nosso trabalho de filantropia e amor ao próximo”, pontua o presidente.
Osmar, ao lado da esposa, Maria Stulzer Rosa, 83, dedica todo o tempo e esforço para ajudar ao próximo, mas não deixa de agradecer aos colaboradores voluntários que participam de alguma forma da entidade. “Sem a ajuda das pessoas, o Grupo não teria sobrevivido até hoje e ajudado a tanta gente”, afirma Osmar Rosa.
O trabalho
A atividade do Grupo Princesa do Sul se baseia na promoção de campanhas beneficentes e arrecadação de todos os tipos de produtos e materiais que, num segundo momento, são distribuídos às pessoas que comprovadamente necessitam.
Alimentos, roupas, calçados, camas, colchões, móveis, eletrodomésticos, medicamentos, cadeira de rodas, óculos, enfim, a entidade recebe de tudo e doa a quem precisa.
Segundo o presidente, pelo menos 50 pessoas vão até a casa dele por semana para pedir alguma ajuda. “Graças a Deus também recebemos muita gente que vem fazer doação na casa onde moro, há mais de 60 anos, no bairro Otto Martins”, enfatiza Osmar Rosa.
Na mídia
Há 25 anos, o Grupo Princesa do Sul tem espaço garantido na Rádio Diocesana onde o trabalho é divulgado e os pedidos, na medida do possível, atendidos. Todas as segundas-feiras, das 14h00 às 15h00, o ‘Momento de Solidariedade’ é um canal onde são dadas orientações àqueles que desejam colaborar com os mais necessitados.
“Deus e o povo acima de tudo. Esse é o nosso lema que sempre nos deu forças para realizar um trabalho para famílias que precisam de amparo da sociedade civil na qual estamos inseridos”, finaliza o presidente.
Fonte e foto reprodução: folhadoes.com