Professor Willian Bucker (foto principal), referência nacional e internacional na área de Ciências Agrárias, participa do TechCidade Expo com palestra sobre formação profissional na era da inovação
A abertura do TechCidade Expo, nesta quinta-feira (26), promete movimentar o cenário da tecnologia e inovação em Alegre, no sul do Espírito Santo. Com entrada gratuita, o evento será realizado no Parque Getúlio Vargas e segue até sexta-feira (27), reunindo estudantes, profissionais, empreendedores e gestores públicos em uma programação que inclui palestras, workshops e painéis. Os debates vão abordar temas estratégicos e atuais, como cidades inteligentes, transformação digital, empreendedorismo e a evolução da internet.
O primeiro painel da programação do TechCidades será às 14 horas e vai abordar os desafios e oportunidades das cidades inteligentes. Essas cidades utilizam tecnologias digitais, sensores, dados e soluções inovadoras para melhorar a qualidade de vida da população, otimizar o uso dos recursos públicos e tornar a gestão urbana mais eficiente e sustentável. O debate contará com a participação de representantes do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti) e da Prefeitura de Alegre.
Em seguida, às 15 horas, será realizado o workshop “Recursos para startups”, que vai apresentar o Programa Gênesis Caparaó. Voltado para pessoas a partir de 15 anos, o programa tem como objetivo fomentar o empreendedorismo e a inovação na microrregião do Caparaó, transformando ideias criativas em soluções com impacto econômico, social e ambiental na região. A iniciativa do Governo do Estado do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (FAPES) e execução do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) – Campus Alegre, seleciona pessoas físicas e pequenos negócios da região para oferecer capacitação, mentoria e fomento financeiro de até R$ 30 mil.
Os caminhos da internet do futuro
Já às 15h50, Eduardo Medeiros, gerente de Infraestrutura e Datacenter do Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Espírito Santo (Prodest) apresentará uma palestra sobre a evolução da internet, seus impactos e as perspectivas para o futuro digital das cidades. Com ampla experiência na gestão de sistemas críticos e redes de alta performance, o palestrante vai abordar os bastidores da tecnologia que conecta pessoas, serviços e inovações no cotidiano.
O professor Willian Bucker, engenheiro agrônomo com mestrado e doutorado em Fitopatologia, docente da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e referência nacional e internacional na área de Ciências Agrárias, é presença confirmada na programação do TechCidade Expo. Às 16h20, ele abordará o papel da formação profissional na era da inovação, compartilhando insights sobre como preparar profissionais para os desafios atuais e futuros do mercado.
O encerramento da programação do dia será marcado por uma aula-show gastronômica com a chef Isabelly Campos, professora de Gastronomia do Senac. Ela irá ensinar o público a preparar nhoque de espinafre acompanhado de fonduta de parmesão e molho pesto com pistache.



![[Marataízes] Município recebe selo “Sala Diamante” pelo bom atendimento ao empreendedor](https://portaldenoticias24horas.com.br/wp-content/uploads/2025/11/4eda7581-d3d8-472a-8b08-27e5d6a0d07f-350x250.jpg)
![[Muniz Freire] Caixa libera Saque Calamidade para atingidos pelos temporais de novembro](https://portaldenoticias24horas.com.br/wp-content/uploads/2025/11/6f8e5e42-a2a2-455d-bc79-3f3442e8b414-350x250.jpg)



