A Academia Cachoeirense de Letras (ACL) ganhou três novos integrantes neste mês de outubro. Foram eleitos na noite de quarta-feira (4), por unanimidade entre os membros votantes, o padre José Carlos Ferreira da Silva e as professoras Maikely Teixeira Colombini e Olivia Batista de Avelar.
A sessão comemorativa da ACL, onde serão empossados os novos membros, vai acontecer no dia 22 de novembro.
A presidente da Academia, Marilene Depes e a publicitária Luciana Fernandes comandaram os trabalhos na mesa de apuração durante o processo de escolha dos candidatos. Marilene, que preside a ACL, elogiou os novos membros. “Fico muito feliz, porque todos são muito capacitados e têm o perfil que a ACL precisa para acrescentar ao nosso trabalho, com diversidade de ideias e representatividade perante os movimentos culturais da cidade e do estado”.
Os novos “imortais” da ACL vão ocupar as cadeiras 14, 25 e 35, que têm como patronos, respectivamente, José Cola, Basílio Carvalho Daemon e Fernando Mota.
Padre José Carlos, cadeira 25
José Carlos Ferreira da Silva, natural de Iúna, foi ordenado diácono em 09 de dezembro 2000 e ordenado Presbítero da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, em 17 de março de 2001. É padre, escritor, jornalista, psicólogo, especialista em neuropsicologia e Mestre em Ciências da Religião.
Por 10 anos (2001 a 2010), foi o diretor geral da Rádio Diocesana e do Jornal Diocesano, onde também foi o jornalista responsável, ambos em Cachoeiro. Foi ainda diretor do Instituto Teológico “ Dom Luiz Gonzaga Peluso”.
Com experiência internacional, formou-se em Comunicação Social e Religiosa na cidade de Lyon, na França, no ano 2.000. Também possui graduação em Filosofia, pela PUC de Minas Gerais, entre outras especializações.
Atualmente, exerce a função de Vigário Episcopal para Comunicação e Pároco da Paróquia Nosso Senhor dos Passos (Matriz Velha), no bairro Independência, em Cachoeiro.
Olivia Batista de Avelar, cadeira 35
Olivia Batista de Avelar, 39 anos, nasceu e vive em Cachoeiro de Itapemirim. Formada em Letras e pós-graduada em Filosofia, é escritora, professora e articulista de cinema e literatura. Desde 2022, é a organizadora do Clube de Leitoras, grupo com 17 integrantes que se reúne mensalmente para discutir obras de autoras mulheres.
Maikely Colombini, cadeira 14
Maikely Teixeira Colombini é doutoranda em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). É Mestra em Letras – Estudos Literários pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e graduada em Letras com Licenciatura em Português e Literaturas de Língua Portuguesa por esta mesma instituição.
Seus interesses perpassam a Literatura em geral, com ênfase especial no cronista Rubem Braga. É autora de livro que se intitula Rubem Braga: um cosmopolita afeito à sua província (2017). É professora efetiva da rede estadual do Espírito Santo e atua na regência de classe, disciplina de Língua Portuguesa.