A Prefeitura de Alegre e o governo do Espírito Santo emitiram um alerta de rompimento da barragem Francisco Gros, mais conhecida como barragem São João, no município. O volume de água é grande no local. Moradores dos distritos de Placa e Rive precisaram deixar suas casas na noite deste último sábado (25). O aviso ainda foi mantido para este último domingo (26).
Alegre é um dos municípios do Espírito Santo mais afetados pelas últimas chuvas. Desde sábado (25) bombeiros vem atuando para chegar até comunidades afetadas pela chuva e resgatar pessoas ilhadas, como já ocorreu no distrito de Rive.
“Não há como fazer o monitoramento remoto da barragem. Ao invés disso, a empresa preferiu afirmar que pode haver o rompimento, por isso a prefeitura orientou que todos os moradores próximos saíssem de casa, pois caso haja o rompimento, não haja mais mortes do Espírito Santo”, explicou o tenente-coronel Carlo Wagner, do Corpo de Bombeiros.
As pessoas que saíram de suas casas estão em um abrigo público municipal e outras na casa de parentes.
“Alegre foi bem afetada. Várias casas ainda permanecem alagadas, vários locais sem condições de chegarmos por conta de pontes destruídas, estradas destruídas, principalmente na área rural. Essa realidade se repete em vários outros municípios do Sul do Estado”, explicou o bombeiro.
Empresa
A empresa Statkraft, responsável pela Barragem Francisco Gros, por meio de nota informou que não houve o rompimento da barragem PCH Francisco Gros até a manhã deste domingo e que está monitorando a situação.
“A Statkraft continua monitorando a situação da barragem da PCH Francisco Gros. O estado de emergência se mantém até que as inspeções técnicas, que estão sendo realizadas essa manhã, sejam concluídas. A companhia continuará a auxiliar os órgãos reguladores até que a situação se normalize.”, diz a nota.
Mais de 5 mil fora de casa no ES
Subiu para 5.188 o número de pessoas fora de casa em decorrência dos alagamentos e deslizamentos provocados pela chuva no Espírito Santo. Nove pessoas, incluindo duas crianças, morreram. Três vítimas estão desaparecidas no município de Castelo.
De acordo com o último boletim da Defesa Civil Estadual, da manhã deste domingo (26), são 4.993 moradores desalojados e outros 195 desabrigados nas cidades mais afetadas pela chuva que atinge o Estado desde 17 de janeiro. O governo federal reconheceu o decreto de estado de calamidade pública para quatro municípios: Iconha, Alfredo Chaves, Vargem Alta e Rio Novo do Sul. Fonte: g1 es