Em sessão solene nesta segunda-feira (19), os 30 parlamentares foram agraciados com homenagem em reconhecimento ao papel dos membros do Legislativo capixaba
A sessão ordinária desta segunda-feira (19) foi interrompida para a realização de uma sessão solene de entrega da medalha comemorativa dos 190 anos da Assembleia Legislativa (Ales) aos 30 parlamentares que integram o Plenário da Casa.
“Uma medalha muito importante porque ela traz consigo o reconhecimento do trabalho do Poder Legislativo, representado por cada mulher e cada homem, os 30 parlamentares que são a representação da população capixaba. Mas também faz um agradecimento a todos aqueles parlamentares que por essa Casa passaram, pelo Poder Legislativo”, ressaltou o presidente Marcelo Santos (União).
Além dos 30 deputados, recebeu a medalha o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-ES) e ex-deputado estadual Rodrigo Chamoun, que falou em nome de todos os homenageados. Além de fazer um paralelo entre a história do Espírito Santo e a do Legislativo, o conselheiro pontuou a importância da Ales para os avanços conquistados ao longo de quase dois séculos.
“O Estado e um Poder Legislativo com muitas referências nacionais, isso nos orgulha muito. E essa capacidade que nós temos, apesar de nossas diferenças, e deve ser assim, mas esse respeito entre as diversas correntes ideológicas, as diversas habilidades da atuação política, fizeram com que o Espírito Santo virasse referência em vários pontos, e a Assembleia tem tudo a ver com isso”, destacou Chamoun.
A deputada Janete de Sá (PSB) discursou em nome dos parlamentares homenageados e observou a questão de gênero na política. “Hoje ter eu, a deputada Raquel Lessa, Iriny Lopes, Camila Valadão integrando esse colegiado, tendo a honra de poder expressar aqui os interesses, as necessidades de nossa população, fazendo um trabalho bacana de representação popular, quatro mulheres honradas. E a gente espera poder (…) ter mais mulheres aqui. Porque as mulheres precisam participar da política e trabalhar com qualidade, como a gente vem fazendo, honrando os nossos mandatos”, ressaltou.
Outros parlamentares também manifestaram o contentamento com a homenagem e a iniciativa da Presidência de promover as atividades comemorativas aos 190 da Casa. “É uma reafirmação nossa, do nosso compromisso com a manutenção do voto popular, da democracia. A democracia nunca está tranquila, ela está sempre sob ataque, e cabe a nós protegê-la, garanti-la, para que o voto popular (…) efetivamente valha”, frisou Iriny Lopes.