O projeto Arranjos Produtivos da Assembleia Legislativa (Ales) realizou mais uma etapa de entregas de mudas frutíferas e equipamentos na Região Noroeste do Espírito Santo. Na última quinta-feira (24) as entregas para agricultores familiares foram feitas em São Domingos do Norte, Vila Valério, Águia Branca, Vila Pavão e Mantenópolis (ES).
A primeira entrega aconteceu em São Domingos do Norte, onde produtores rurais receberam uma remessa com 1.500 mudas de cacau – com cada produtor recebendo 100 mudas. Em Vila Valério foram entregues kits para a construção de sistemas de hidroponia – técnica de cultivo sem o uso da terra, em que as mudas ficam em estruturas elevadas recebendo os nutrientes necessários pela água.
“Há 45 anos sou produtor de café, mas agora também vou começar a produzir cacau. Uma das orientações que recebemos do projeto é a importância de não apostar em uma cultura só, é muito importante diversificar a produção. Por isso, decidi apostar também na cultura do cacau”, disse o produtor rural Jairo Ramos, morador de São Domingos do Norte.
No início da tarde também foram entregues 1.500 mudas de cacau para agricultores de Águia Branca. Em Vila Pavão foram entregues mudas de cacau e maracujá. Em Mantenópolis, no final da tarde, também foram entregues mudas para o cultivo de cacau.
O presidente da Ales, deputado Marcelo Santos (União), participou das entregas realizadas em todos os municípios. “Estamos cumprindo mais uma etapa desse programa tão bacana, que a Assembleia realiza ao lado do governo do Estado, da Aderes, do Incaper, ao lado das prefeituras parceiras, mas, principalmente, ao lado do homem e da mulher do campo. O que mais importa não é a entrega das mudas, é o conhecimento que o Arranjos Produtivos tem levado para o homem e a mulher do campo”, opina o presidente.
Apoio à agricultura familiar
O projeto Arranjos Produtivos é realizado pela Casa dos Municípios da Ales, em parceria com o governo do Estado e apoio das prefeituras. O novo formato do projeto foi retomado em 2023, com entrega de mudas e equipamentos em vários municípios do Espírito Santo, atendendo mais de 20 mil agricultores familiares. Já foram entregues, por exemplo, mudas de uva, cacau, aroeira, pupunha, acerola e maracujá.
Além das mudas, os agricultores familiares também recebem orientações técnicas de representantes do projeto diretamente nas plantações, para que o plantio, cultivo e colheita aconteçam da melhor forma.
“Nós estamos muito felizes com essas várias entregas que fizemos. A próxima etapa é a regularização de agroindústrias. Essas mudas entregues foram as culturas que os produtores escolheram, por causa da característica de cada região”, avalia Joelma Costalonga, secretária da Casa dos Municípios da Ales.
Mais entregas
As entregas na Região Noroeste continuam nesta sexta-feira (25). No município de Colatina, agricultores familiares cadastrados no projeto receberão estruturas de estufa para a produção de morangos. Também na sexta-feira serão realizadas entregas de mudas em Piúma e Anchieta, no sul do Estado.