Escritores e representantes de academias de letras e artes se reuniram na quarta-feira (16), no Plenário Dirceu Cardoso, para receber homenagem da Assembleia Legislativa, em sessão solene. No evento, 27 pessoas foram agraciadas com a Comenda Rubem Braga.
Em homenagem especial, a escritora e poeta Zeni Klug Berger, 67 anos, recebeu a Comenda Domingos Martins. Zeni é cadeirante, com mobilidade apenas nos pés, usados para escrever em computador especial. Emocionado, o deputado Torino Marques (PSL), proponente da solene, entregou a comenda à homenageada: “Ela não merece piedade, ela merece aplausos”, afirmou.
O deputado destacou a importância das academias de letras para a cultura capixaba. Lembrou do escritor Rubem Braga, que dá nome da comenda, e de artistas capixabas de importância nacional.
“No encontro de tantas pessoas ilustres, realizamos mais que a entrega da Comenda Rubem Braga, a escritores novos e antigos de nosso estado. Temos a pretensão de fazer desse o primeiro grande encontro das academias de letras do Espírito Santo”, projetou o deputado.
A presidente da Academia de Letras de Conceição da Barra, Kátia Bobbio, leu um cordel dedicado a Rubem Braga. Já a presidente da Academia Espírito-santense de Letras, Esther Abreu, agradeceu a homenagem e discorreu sobre os filósofos gregos como Sócrates e Platão para explicar a importância da poesia, pois ela esteve presente nos diálogos desses dois pensadores.
“A poesia, desde sua origem, é útil e muito mais do que se costuma pensar. Ela acompanha o gênero humano desde a origem da humanidade e foi consagrada pela religião antes mesmo de um ser humano ter escrito um texto, já que os textos sagrados eram cantados na memória do povo”, ilustrou Esther Abreu.
Integraram a mesa do evento, além do deputado Torino Marques (PSL), a presidente da Academia Espírito-Santense de Letras, Esther Abreu; a presidente da Academia de Letras de Conceição da Barra, Kátia Bobbio; representante da Academia de Letras da Serra, Carlos Fraga de Miranda; a presidente da Academia Capixaba de Letras e Artes, Clério José Borges; a presidente da Academia de Artes de Ibatiba, José Ribeiro Sobrinho; e representante da Academia de Iúna, Roberto Marcondes.
Homenageada com a Comenda Domingos Martins
- Zeni Klug Berger
Homenageados com a Comenda do Mérito Legislativo Rubem Braga
- Amélia Schultz Zager
- Bárbara Péres
- Carlos Olla
- Edite Margarida Angeli Meireles
- Eliane Queiroz Auer
- Eurico Eugênio Travaglia
- Genival Silva de Souza
- Horácio Xavier
- Humberto Del Maestro
- Idenir Moffati Ozório
- Joanna Dagostin Machado
- João Roberto Vasco Gonçalves
- José Manoel Monteiro de Castro
- Kátia Bobbio
- Luiz Sérgio Quarto
- Marcos André Malta Dantas
- Marcos Bubach
- Margareth Gonçalves Pederzini
- Maria Cristina Dadalto
- Maria Isolina de Castro Soares
- Marilene de Batista Depes
- Neusa Glória Santos
- Pedro Antônio de Souza
- Renata Bomfim
- Rogério Márcio Sarmenghi
- Sandra Helena Klein Bertollo
- Teodorico Boa Morte