Assuntos de interesse da população capixaba serão debatidos na Assembleia Legislativa (Ales) durante a próxima semana. Iniciando o mês de abril, parlamentares vão debater, por exemplo, a importância de eventos turísticos no Caparaó Capixaba.
Na segunda-feira (1º), a Comissão de Turismo recebe Elias Carvalho para falar sobre os benefícios dos eventos para o desenvolvimento econômico da região, como diminuição da sazonalidade, geração de empregos e melhor distribuição de renda. A reunião acontece às 18h10 no Plenário Judith Leão.
“A realização planejada de eventos turísticos é importante para o desenvolvimento econômico da região do Caparaó capixaba. Os turistas que visitam o destino atraídos pelos eventos impactam diversos segmentos como os meios de hospedagens, os bares e restaurantes, o transporte e o comércio, gerando renda e oportunidades para a população, além de auxiliarem na valorização do patrimônio natural e cultural da região”, destaca Coronel Weliton (PRD), presidente do colegiado.
Cyberbullying
As comissões também vão tratar de temas como “cyberbullying” e “Combate às Arboviroses”. O primeiro assunto será discutido na reunião da CPI do Abuso Sexual e Violência contra a Criança e ao Adolescente, que acontece na segunda-feira (1º), às 10 horas, no Plenário Dirceu Cardoso. O convidado é Brenno Andrade de Souza Silva, Delegado Titular da Delegacia de Repressão aos Crimes Cibernéticos.
Já o combate às arboviroses – grupo de doenças virais transmitidas principalmente por artrópodes, como mosquitos e carrapatos – é pauta da Comissão de Saúde, que se reúne na terça-feira (02), às 9 horas, no Plenário Rui Barbosa. O foco é a vacinação contra a dengue no Espírito Santo.
O colegiado vai receber três integrantes da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa): Orlei Amaral Cardoso, subsecretário de Estado de Vigilância e Saúde; Danielle Grillo Pacheco Lyra, enfermeira e coordenadora do Programa Estadual de imunização; e Tadeu Marino, subsecretário de Estado de Assistência à Saúde.
Ainda na terça, a Comissão de Agricultura traz um tema proposto pela Associação dos Servidores do Incaper (Assin). Os participantes vão falar sobre a importância da Política de Assistência Técnica e Extensão Rural para o desenvolvimento e fortalecimento de estratégias de desenvolvimento rural sustentável.
Escuta protegida
A legislação brasileira prevê que depoimentos de crianças e adolescentes vítimas e testemunhas de violência possam ser realizados com o apoio de uma equipe técnica capacitada, evitando-se o contato com o agressor e a reiteração do depoimento. O procedimento é chamado “escuta protegida”. O assunto será debatido no colegiado de Proteção à Criança e ao Adolescente, que se reúne na terça, às 13h30, no Rui Barbosa.
Liderada pelo deputado Alcântaro Filho (Republicanos), a comissão recebe Leandro Moraes Barbosa, delegado da Polícia Civil (PCES), e Valéria Barros Duarte de Morais, promotora de Justiça, dirigente do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude do Ministério Público do Espírito Santo (MPES).
Confira a agenda da semana:
Segunda (01)
10h – Reunião extraordinária da CPI do Abuso Sexual e Violência contra a Criança e ao Adolescente – Plenário Dirceu Cardoso
13h30 – Comissão de Assistência Social – Plenário Rui Barbosa
13h30 – Comissão de Finanças – Plenário Dirceu Cardoso
15h – Sessão Ordinária – Plenário Dirceu Cardoso
18h10 – Comissão de Turismo – Plenário Judith Leão
18h10 – Comissão de Proteção e Bem-Estar dos Animais – Plenário Rui Barbosa
Terça (02)
9h – Comissão de Saúde – Plenário Rui Barbosa
10h – Comissão de Agricultura – Plenário Dirceu Cardoso
10h – Comissão Especial do Petróleo, Gás e Energia(extraordinária) – Centro de Convenções de Vitória
11h – Comissão de Cooperativismo – Plenário Rui Barbosa
13h30 – Comissão de Proteção à Criança e ao Adolescente – Plenário Rui Barbosa
13h30 – Comissão de Justiça – Plenário Dirceu Cardoso
15h – Sessão Ordinária – Plenário Dirceu Cardoso
Quarta (03)
9h – Sessão Ordinária – Plenário Dirceu Cardoso
Fonte: Ascom Ales