A Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (Onee) 2024, organizada pela EDP, distribuidora de energia elétrica do Espírito Santo, com apoio da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), acaba de divulgar o resultado. O estado se destacou com 283 alunos que receberam medalha de ouro, prata e bronze e, entre eles, a aluna do Sesi Araças, Ana Luiza Lopes Santana, em Vila Velha, foi a grande ganhadora da competição.
Ao todo, 7,8 mil estudantes do Espírito Santo participaram da Olimpíada, que teve uma edição recorde de 260 mil estudantes inscritos. A competição, que contou com a participação de 48 concessionárias de distribuição de energia elétrica do Brasil, de todos os estados do país e do Distrito Federal, selecionou os melhores alunos do 8º e 9º ano em provas e desafios realizados entre os dias 7 e 12 de outubro.
Além das medalhas de ouro, prata e bronze, a competição garantiu uma premiação especial para os melhores alunos de cada estado, que receberão notebooks e foram homenageados em uma cerimônia em Brasília no dia 27, no Sesi Lab. Os estudantes medalhistas de ouro, prata e bronze também avançam automaticamente para a 2ª fase da Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) de 2025.
O diretor da EDP no Espírito Santo, Edson Barbosa, reforçou a importância do tema e a satisfação da Companhia em ser a empresa organizadora da ONEE. “Iniciativas educacionais como esta reafirma o nosso compromisso de levar informações sobre o uso seguro e eficiente da energia elétrica para a população. A presença nesta ação reforça o compromisso da EDP com o impacto positivo nas comunidades que estamos inseridos”.
A estudante Ana Luiza Lopes Santana, de 15 anos, premiada como a melhor aluna do Espírito Santo, destacou sobre a participação na Olimpíada. “Quando a minha professora falou da competição, com desafios e provas sobre energia, me chamou a atenção. Tivemos algumas aulas, estudei em casa também, e acabei gostando muito do tema. Antes, eu já sabia da importância de não deixar a luz acesa, nem a geladeira aberta, mas aprendi sobre o selo de eficiência energética e como pequenas ações podem fazer diferença. Agora estou mais atenta no dia a dia, tentando aplicar o que aprendi”.
A estudante, que cogita prestar faculdade para o curso de Medicina e atuar como pediatra, contou a sua reação ao saber que conquistou a primeira posição no estado: “Quando soube que conquistei o primeiro lugar, foi um dos melhores momentos da minha vida. Agora estou muito ansiosa para a cerimônia em Brasília”.
A edição de 2024 foi organizada pela EDP, distribuidora de energia elétrica do Espírito Santo, sob coordenação do Instituto Abradee, e viabilizada através dos recursos do Programa de Eficiência Energética gerido pela Aneel.