Dezoito estudantes do Espírito Santo terão a oportunidade de conhecer o NASA Visitor Complex, um espaço que une o passado, o presente e o futuro da exploração espacial
Nesta semana, de 30 de outubro a 3 de novembro, acontece a Jornada Internacional de Ciência e Tecnologia, promovida pela KSCIA International Space Academy, na Flórida, Estados Unidos, e 18 alunos do Espírito Santo marcarão presença no evento. Eles são estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental a 3ª série do Ensino Médio do Centro Educacional Leonardo da Vinci e, durante cinco dias, viverão uma experiência imersiva de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM) no Centro para Educação Espacial, na área do Kennedy Space Center, localizado na região do Space Coast.
A programação inclui aulas de robótica, plants in space (plantas no espaço), astrobiologia e ciência por trás dos foguetes, além de uma visita técnica à universidade Florida Tech, atividades culturais relacionadas a STEM, e interação com representantes de organizações espaciais. De acordo com a coordenadora de Programas Internacionais do Centro Educacional Leonardo da Vinci, Lorena Rassele Croce, que acompanhará o grupo juntamente com o professor Francis Monteiro, essa é uma oportunidade única de aprendizado em uma organização de referência mundial. “Altamente inovador, o programa estimula os alunos a se interessarem ainda mais pelo espaço e a focarem em disciplinas de matemática, física, ciência e tecnologia, o que pode até influenciar na escolha das carreiras deles. Além disso, a experiência internacional permite ao aluno viver em curto tempo experiências que mudam a visão dele de mundo”, opina Lorena.
Os alunos participantes da Jornada Internacional de Ciência e Tecnologia foram selecionados pela escola por terem as maiores notas em Matemática, Ciências, Química, Física, História e Geografia e competência linguística no inglês, uma vez que todas as atividades são conduzidas nesse idioma. A escola possui, desde 2016, convênio com a KSCIA International Space Academy para participação no programa educacional, sendo a única do Espírito Santo e uma das cinco do Brasil. Esta será a sexta viagem de alunos para a Jornada.