O ambientalista Adenilson Pansini, mais conhecido como “Ade”, vem fazendo a diferença no município de Vargem Alta com ações transformadoras inspiradas na natureza e aplicadas em espaços públicos. No último final de semana de julho, em parceria com os moradores da comunidade de Vila Esperança, onde reside, construíram e instalaram abrigo para latões de lixo, produzidos com madeira de reflorestamento, no distrito de Castelinho.
Os abrigos foram pintados em sua lateral ilustrando a saíra-apunhalada, pássaro raro ameaçado de extinção, mas que ainda é encontrado no município. A pintura foi realizada pelo artista plástico vargem-altense Jorge de Castro.
Além de manter a limpeza e proteção no local, os colaboradores também criaram um ambiente separado para coleta de óleo de cozinha usado e vidro. Recentemente, a mesma ação foi realizada em sua comunidade, Vila Esperança, só que na ocasião ilustraram na lateral do abrigo a imagem de uma siriema, pássaro rasteiro comum na região.
Além desse trabalho, Ade, participa de ações de educação ambiental, doando mudas de plantas nativas para as escolas do município. O trabalho de Adenilson foi elogiado pela Prefeitura de Vargem Alta e rendeu até citação no site da instituição: “A Prefeitura de Vargem Alta parabeniza o Adenilson e todos os envolvidos pela belíssima ação e pela grandiosa colaboração para conservação e preservação do nosso meio ambiente” – postou.