Neste final de semana, policiais militares de Cachoeiro de Itapemirim deram uma verdadeira demonstração de que nem sempre o trabalho da polícia se restringe ao combate ao crime. Boas ações também fazem parte da rotina dos militares. Desta vez, eles salvaram a vida de um bebê que se engasgou.
O fato aconteceu no início da tarde de sábado (20/05), quando uma equipe da Polícia Militar prestou socorro a uma mãe e seu bebê que estava engasgado e desacordado.
Como aconteceu?
Durante um patrulhamento de rotina, no bairro Basileia, a guarnição da RP 4841, composta pelos cabos Diogo e Cabelino, foi acionada pela senhora Dalila Rios, que estava desesperada, com seu bebê Daniel Rios, de 07 dias de vida. O recém-nascido havia engasgado e estava desacordado, sem apresentar reações físicas.
De imediato, o cabo Diogo passou para o banco traseiro da viatura fazendo uma manobra para conseguir fazer com que o bebê pudesse respirar, que consiste em colocar a criança de bruços sobre a perna e dar tapinhas nas costas até que haja uma desobstrução das vias aéreas (manobra Heimlich) Este procedimento foi feito durante percurso até o Hospital Unimed da cidade.
Um outro militar, soldado Pablo, que estava na sua folga, passava no local e viu a situação e também embarcou na viatura para ajudar na prestação de socorro. Alguns metros antes de chegar ao hospital, a criança reagiu aos primeiros socorros feitos pelo cabo Diogo, voltando a respirar normalmente.
Ao chegar no hospital a criança foi atendida pela equipe médica, que realizou o devido atendimento e exames. Após a informação de que a criança estava bem e segura, a guarnição retornou ao patrulhamento ordinário.