No seu segundo mandato como prefeito de Presidente Kennedy, Dorlei Fontão tem muito o que comemorar. Em 2019, após assumir o cargo em substituição à ex-prefeita Amanda Quinta, num período turbulento da vida administrativa do município, aos poucos Dorlei foi implantando a sua forma de governar a cidade.
Hoje o município se projeta com altos índices de eficiência nas áreas de saúde e educação, reconhecidos, inclusive, pela imprensa nacional (Revista Veja, noticiado com exclusividade pelo Portal de Notícias 24 Horas). Algumas escolas municipais de Kennedy chegaram a ultrapassar a meta do Ideb, se destacando no Espírito Santo, algo inédito até então.
Obras estruturantes e o apoio contínuo dado pelo Executivo Municipal aos pecuaristas e agricultores kennedenses também marcam a gestão do prefeito. Podemos citar, entre outros, as “barriguinhas” para acumular água da chuva nos períodos de seca e a distribuição de ração e feno pensado aos produtores rurais. Essas são apenas algumas ações que mostram o compromisso de Dorlei com o homem do campo, seja ele grande ou pequeno.
Recentemente, Presidente Kennedy conquistou o Selo de Ouro em Transparência pública na avaliação dos Tribunais de Contas, fato que eleva a confiança do investidor na capacidade do município de receber novos empreendimentos. Soma-se a isso os cursos oferecidos à população para qualificar a mão-de-obra local, fator relevante para quem busca elevar os níveis de capacitação e de renda da população.
Dotar seus balneários de Marobá e Praia das Neves de atrativos para o turista é outra característica de sua gestão. Há duas semanas, por exemplo, com a inauguração da Arena de Jogos “Dário Pacheco”, o prefeito cumpriu uma agenda de resgate histórico, reverenciando a memória do maior atleta kennedense, que levou o nome do município para todo o Brasil.
São muitas as frentes de trabalho no município. Os projetos de cunho social estão sempre ancorados em políticas públicas direcionadas às minorias, aos pobres e às mulheres. Conferências, feiras e parcerias com instituições respeitadas, como o Ifes, têm ajudado e diminuir a dívida histórica que o Poder Público tem com as populações menos favorecidas do município.
Fidelidade também é uma marca de Dorlei. Aliado de primeira hora de Renato Casagrande, não economizou esforços ao visitar casa por casa do município, seja na cidade ou no interior, para pedir apoio à reeleição do governador. Por tudo isso e muito mais, pode-se dizer que Presidente Kennedy virou a página da história na gestão do prefeito Dorlei Fontão da Cruz. E que continue assim.