*por Wagner Medeiros Junior
A gestão do Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim (HECI) é guiada por valores considerados como fundamentais para a entidade, como a missão de SERVIR COM EXCELÊNCIA NO CIUDADO À SAÚDE DAS PESSOAS, NO ENSINO E NA PESQUISA. Por isto, desde a admissão, os colaboradores são orientados a servir a todos com qualidade, equidade e eficiência, primando por um atendimento, sobretudo humano, ético e cristão – sem qualquer distinção de credo religioso, etnia ou condição social.
Dentro do contexto hospitalar, todos devem estar conscientes de que o elemento mais importante é o paciente. Isto, aliás, é a própria razão da existência do hospital. E quando se fala em hospital, não se pode relacionar apenas a uma área física, a um prédio. Nele há toda uma complexidade de serviços necessários ao paciente: nutrição e dietética, laboratórios, unidades de diagnósticos (como as de imagem), banco de sangue, farmácias, lavanderia, serviço de hotelaria, setores de apoio, etc.
Há também as peculiaridades de cada uma das clínicas de tratamento e as especialidades dos diversos profissionais envolvidos em várias áreas. Há o serviço da Cardiologia, da Clínica Médica, da Oncologia, da Neurocirurgia, da Ginecologia e Obstetrícia, da Pediatria, entre outros. Não por outro motivo, a atividade hospitalar é considerada como uma das mais complexas para o atendimento das necessidades humanas.
Um dos aspectos mais relevantes da atividade hospitalar é que ela necessita de um trabalho complexo de múltiplas equipes. E as equipes se complementam em razão das necessidades do paciente. Logicamente, quanto melhor a harmonia e a eficiência, melhor será o resultado do trabalho final, que é a solução do problema de saúde específico de cada pessoa. É a dedicação humana, a entrega de cada um em benefício de outros, geralmente em momento de muita fragilidade.
Então, neste ano de 2024, mais uma vez todos os colaboradores e a Direção sentem-se honrados pelo HECI ser o hospital mais lembrado pela população da nossa cidade e região. São três premiações recebidas, PRÊMIO GAZETA EMPRESARIAL, PRÊMIO VALOR EMPRESARIAL CACHOEIRO E REGIÃO E PRÊMIO DESTAQUE EMPRESARIAL VIDA CAPIXABA. Isto demonstra o reconhecimento da população pelos serviços prestados pelo HECI, em benefício da nossa comunidade, o que é muito gratificante para todos.
Vale lembrar que o HECI investe pouco recurso em sua publicidade. E quando investe, ela é sempre focada no lado humano e nos serviços que são ofertados à população, no âmbito de todas as suas áreas de referências. Nunca há um foco exclusivo na marca! Outro ponto importante é a preocupação de não entrar em disputas de mercado, de manter relação ética e respeitosa com as unidades coirmãs. A concepção é de que há espaço para todos e o mais importante é valorizar a saúde, a vida. Interessante é que as pessoas percebem isso…
Outra conquista importante foi o reconhecimento internacional e o recebido da certificação pelo WSO ANGELS AWARDS GOLD STATUS, como unidade de referência no atendimento do Acidente Vascular Cerebral (AVC). Segundo o Dr. Waldemar Carlos Barros de Algemiro, coordenador do Serviço de Neurologia do HECI, “a conquista dessa premiação é de grande importância, pois comprova que o atendimento das pessoas com AVC no HECI segue a padrões internacionais de excelência”.
Hoje, portanto, reconhece-se que o HECI vem construindo ao longo dos últimos anos uma memorável história, responsável por transformar o município de Cachoeiro de Itapemirim em um importante centro de referência em saúde. Isto resulta de atividades planejadas com conhecimento e dedicação. De um trabalho exemplar de equipe multidisciplinar, com reconhecida competência técnica e humana.