A Assembleia Legislativa do Estado do Espírito Santo (Ales) publicou no Diário do Poder Legislativo desta quarta-feira, 25, o Edital nº 01/2023 para a realização de processo seletivo público com o objetivo de contratar estagiários de nível superior. O edital estabelece diretrizes e critérios para a admissão de estagiários que vão atuar na administração da Ales.
“A realização do processo seletivo é a maneira que o Poder Legislativo tem de garantir transparência e igualdade de oportunidades aos estudantes que buscam oportunidades no mercado de trabalho. Esse método é fundamental para garantir que as instituições públicas tenham equipes qualificadas e comprometidas, enquanto cumprem seu papel de promover o acesso à educação superior e a equidade na contratação de estagiários”, justificou o presidente Marcelo Santos.
O processo seletivo vai ser conduzido por uma Comissão de Execução do Processo Seletivo. A seleção tem o objetivo de preencher 10 vagas de estágio de complementação educacional, destinadas a estudantes regularmente matriculados em cursos de nível superior.
As vagas são distribuídas da seguinte maneira:
2 vagas para o curso de Direito, sendo uma para o turno matutino e outra para o turno vespertino.
2 vagas para o curso de Ciências Contábeis no turno vespertino.
2 vagas para o curso de Administração, sendo uma no turno matutino e uma no vespertino.
1 vaga para o curso de Comunicação Social – Jornalismo no turno vespertino.
1 vaga para o curso de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda ou Design Gráfico no turno matutino.
1 vaga para o curso de Comunicação Social ou Rádio e TV no turno matutino.
1 vaga para curso superior na área de Informática no turno matutino.
Para se candidatar, os interessados devem atender aos seguintes requisitos: estar regularmente matriculados nos respectivos cursos superiores, ter concluído com aprovação pelo menos 50% dos períodos do curso superior e estar a, no máximo, um ano da conclusão no momento da convocação para a assinatura do contrato de estágio.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no período de 26 de outubro de 2023 até 17 de novembro de 2023, exclusivamente pela internet, por meio do preenchimento do Formulário de Inscrição disponível no site oficial da Ales: http://www.al.es.gov.br. Os candidatos devem enviar o formulário digitalizado, juntamente com documentos comprobatórios em formato PDF, para o e-mail: [email protected], com o assunto “Processo Seletivo 2023”.
Os documentos necessários para a inscrição incluem cópia do documento de identificação, declaração da instituição de ensino que comprove a matrícula e regularidade, documento que comprove o período cursado, coeficiente de rendimento acadêmico, currículo, entre outros.
Uma particularidade desse processo seletivo é a reserva de 10% das vagas para candidatos com deficiência, conforme previsto na Lei Federal nº 11.788/2008. Os candidatos com deficiência devem declarar sua condição no ato da inscrição e apresentar laudo médico que comprove a deficiência, juntamente com os demais documentos exigidos.
A seleção será realizada em etapa única, consistindo na análise do coeficiente de rendimento acadêmico. Serão classificados apenas os candidatos que apresentarem coeficiente de rendimento acadêmico superior a 70%. Em caso de empate, critérios de desempate incluem o período mais avançado do curso e a maior idade do candidato.
Os estagiários selecionados terão uma jornada de atividade de 4 horas diárias, totalizando 20 horas semanais, compatível com o horário escolar, e terão direito a uma bolsa de complementação educacional no valor de R$ 1.089,86, além de benefícios como vale transporte e seguro contra acidentes pessoais. O estágio terá duração de um ano, podendo ser prorrogado por mais um, a critério da Administração da Ales.
O prazo de inscrições poderá ser prorrogado, caso a Administração julgue necessário. Os candidatos devem acompanhar as fases do processo seletivo por meio do Diário do Poder Legislativo e são responsáveis pela veracidade das informações fornecidas durante a inscrição. A Ales se compromete a manter a confidencialidade dos dados coletados e a descartar os documentos enviados por candidatos não habilitados após a publicação do resultado final.