O Governo do Espírito Santo lançou, na manhã desta segunda-feira (7), o “Projeto Reflorestar – Ciclo 2025”, que estimula a conservação de florestas e práticas sustentáveis no campo, através da remuneração por serviços ambientais prestados pelo produtor rural. A cerimônia de apresentação do programa aconteceu na Fazenda Oriente, no município de Atílio Vivácqua, localizado na região sul capixaba.
O PORTAL DE NOTÍCIAS 24 HORAS acompanhou o evento.
O secretário estadual de Meio Ambiente, Felipe Rigoni, fez a abertura do evento representando o governador Renato Casagrande, que não pode estar presente em virtude da previsão do tempo, que indicava risco para o uso do helicóptero do governo. Rigoni explicou as diretrizes do Reflorestar e os benefícios que pode levar tanto para para o homem do campo quanto para o próprio meio ambiente (ver vídeo ao final da matéria).

A apresentação de Rigoni foi procedita pela de Márcio Menegussi, secretário de Meio Ambiente de Atílio Viváqua, que vem desenvolvento um trabalho consistente no município, promovento a construção de pequenos reservatórios de água da chuva (barriguinhas) nas propriedades rurais e outras ações de conservação da cobertura vegetal e do solo (ver vídeo ao final da matéria).

O lançamento do programa contou com a participação de muitos produtores rurais e autoridades ligadas à agricultura e pecuária sulinas, além de prefeitos da região. Entre estes, Júnior, de Presidente Kennedy; Zé Valério, de Jerônimo Monteiro; e o próprio anfitrião, Hélio Lima.
O diretor-geral do Idaf, Leonardo Monteiro, também prestigiou o lançamento e explicou sobre a importância do programa para a economia rural e o meio ambiente capixaba. “É um projeto que coloca o Espírito Santo na vanguarda das políticas públicas voltadas para a preservação da natureza, recompensando o produtor pelos serviços ambientais prestados ao manter as florestas de pé”, disse (ver vídeo ao final da matéria).
Reflorestando
O Projeto Reflorestar é uma iniciativa do Governo do Estado do Espírito Santo e tem como objetivo promover a restauração do ciclo hidrológico por meio da conservação e recuperação da cobertura florestal, com geração de oportunidades e renda para o produtor rural, estimulando a adoção de práticas de uso sustentável dos solos.
O repasse dos recursos é feito mediante assinatura de contrato entre o produtor rural e a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama), por meio do qual são pactuados os usos a que se destinam os recursos.
Os valores a serem pagos para aquisição de insumos e para o reconhecimento dos benefícios gerados pela floresta serão dimensionados com base em projeto técnico, que fará parte do contrato.
Quem pode participar?
Todo proprietário de área rural (com prioridade para o pequeno produtor rural) que destina ou queira destinar parte de sua propriedade para fins de preservação do meio ambiente ou para práticas rurais sustentáveis.
Confira as entrevistas com os secretários Rigoni e Márcio Menegussi e com o diretor do Idaf, Léo Monteiro:
![[Atílio Vivácqua] Estado lança novo ciclo do Reflorestar. Veja as entrevistas!](https://portaldenoticias24horas.com.br/wp-content/uploads/2025/04/b7f30bf1-bd96-4caf-a295-665b737927b6.jpeg)


![[Marataízes] Município recebe selo “Sala Diamante” pelo bom atendimento ao empreendedor](https://portaldenoticias24horas.com.br/wp-content/uploads/2025/11/4eda7581-d3d8-472a-8b08-27e5d6a0d07f-350x250.jpg)
![[Muniz Freire] Caixa libera Saque Calamidade para atingidos pelos temporais de novembro](https://portaldenoticias24horas.com.br/wp-content/uploads/2025/11/6f8e5e42-a2a2-455d-bc79-3f3442e8b414-350x250.jpg)



