Principal frigorífico de suínos do Espírito Santo, a Cofril está iniciando uma nova fase de expansão, com um plano ambicioso de levar seus produtos para além das fronteiras do estado. Para tanto, está investindo cerca de R$ 100 milhões em uma nova fábrica e granja de suínos.
Com isso, a Cofril prevê ampliar a produção e em breve iniciar as vendas para outros estados, começando pelo Rio de Janeiro, Bahia e Minas Gerais.
A nova fábrica de 4 mil metros quadrados, a maior da empresa, e poderá gerar até 300 empregos diretos, elevando o total de funcionários da empresa para cerca de 1600. A linha de produção é voltada para embutidos, como linguiça, mortadela, calabresa e presunto.
O investimento da Cofril também inclui a expansão da criação de suínos, com uma granja com 1500 matrizes. Quando a nova fábrica estiver em pleno funcionamento, espera-se que produza 200 toneladas de produtos por dia.
Segundo o presidente da Cofril, José Carlos Corrêa, o Zezé, a antiga estrutura da Cofril era voltada para o mercado capixaba. Porém, a estratégia de atuar em mercados vizinhos no Sudeste, como Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia, demandou um aumento da produção.
“Essa expansão é fundamental para podermos vender fora do estado. A nova indústria, situada em anexo à atual em Atílio Vivácqua, já está operando com 20% de sua capacidade. Até o fim do ano, a expectativa é estar operando com boa parte da capacidade”, revela José Carlos Corrêa, presidente da Cofril.
A Cofril tem um abatedouro em Cachoeiro de Itapemirim e criação de suínos em Vargem Alta e Muqui. Essa nova maior indústria em Atílio Vivácqua representa o maior projeto da empresa até hoje.
História
A história da Cofril começa no ano de 1987, quando os irmãos José Carlos e Antonio Cesar, inspirados no segmento de negócio iniciado pelo pai anos antes, decidiram atuar no ramo de suínos.
Na época, começaram abatendo no frigorífico dois suínos e produzindo 300 kg de linguiça por semana num espaço de 20 metros quadrados. Com o aumento da demanda, no ano seguinte, convidaram o irmão Elson para participar da sociedade nos futuros negócios.
Com o foco na constante preocupação com a qualidade, os produtos tiveram receptividade do mercado, motivando os irmãos a impulsionar a produção e as vendas, que, com o decorrer do tempo, foram se expandindo para outros municípios além de Cachoeiro.