Com o objetivo de ampliar os mercados consumidores para os proprietários de agroindústrias de pequeno porte de Atílio Vivácqua, o Serviço de Inspeção Municipal (SIM) recebeu, na última quinta-feira (28), uma auditoria prévia orientativa com uma equipe técnica do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf).
A finalidade é, posteriormente, obter a equivalência entre o SIM e o Serviço de Inspeção Agroindustrial de Pequeno Porte (Siapp), que faz parte do Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar de Pequeno Porte (Susaf/ES), para que, assim, estabelecimentos agroindustriais atilienses possam comercializar seus produtos em todo o Espírito Santo.
A subgerente de Desenvolvimento Agroindustrial do instituto, Carolina Dadalto Borgo, e o médico veterinário Anderson Teixeira Baptista, integrante da Gerência de Agroindústria de Pequeno Porte (Geapp) do Idaf, prestaram uma série de orientações ao Serviço de Inspeção Municipal.
“O foco é a adequação dos procedimentos de registro, inspeção e fiscalização das agroindústrias de pequeno porte de origem animal. Ressalto também que, após a equivalência entre os serviços e a adesão ao Susaf, a tendência é maior geração de emprego e renda, estimulando ainda mais os atilienses a legalizarem seus estabelecimentos e produtos”, esclarece o secretário municipal de Desenvolvimento Rural, Ernandes Bitencourt.