Em pronunciamento, o Governador Casagrande explicou que um protocolo de retorno das atividades letivas está senso montado, porém não há uma data definida para a volta às aulas
Em pronunciamento oficial na tarde desta última sexta-feira (24), o Governador do Estado, Renato Casagrande, informou que as aulas presenciais seguem suspensas até o dia 31 de agosto em todo o Espírito Santo. Um protocolo de retorno às instituições escolares está sendo montado, porém não há uma data definida para a volta às aulas nas escolas.
Durante o comunicado, Casagrande explicou que a rotina escolar não retornará no próximo mês. “Vamos manter as aulas suspensas no Estado até o dia 31 de agosto. Não temos segurança para retornar as aulas. A escola é um local de muita interação entre alunos, professores, servidores e colaboradores. Nós temos uma preocupação muito grande com a vida dos alunos, servidores e familiares”, disse.
Para o retorno das atividades letivas, será necessário a adoção de regras e cuidados de saúde individuais e coletivas. “A Secretaria de Educação e de Saúde estão fechando um protocolo de funcionamento das escolas, para a hora que pudermos voltar, voltarmos dentro de um protocolo. Não voltaremos as aulas como se nada tivesse acontecido. Vamos observar mais um mês, porque o passo de retornar com as escolas precisa ser muito seguro”, acrescentou o Governador.
Casagrande também ressaltou os bons indicativos dos números da pandemia no Estado. Hoje, a ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) está em 72%. Outro número positivo é que, de acordo com o painel da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), 75% dos casos confirmados estão curados, e o número de pacientes que se recuperaram da doença é crescente.
No entanto, o Governador ressaltou que o número de óbitos ainda é alto. “Hoje, foram 32 mortes registradas no painel. Nós temos ainda esse sinal que é muito ruim. Nosso esforço é reduzir o número de óbitos no Estado do Espírito Santo”, disse.