O município de Cachoeiro de Itapemirim é rico em expressões culturais, e o bairro Zumbi, o mais populoso da cidade, é o local onde ocorrem diversas dessas manifestações. Uma delas é o bate flechas, que consiste em uma homenagem a São Sebastião, em que há uma dança, praticada com o movimento cadenciado de flechas, ao som de músicas específicas, tocadas por diversos instrumentistas do grupo, em reverência ao santo de devoção.
Um dos mais notórios representantes desse folguedo é o grupo de bate flechas São Jorge Guerreiro e Mártir São Sebastião, comandado pela mestra Terezinha de Jesus de Oliveira Francisco há mais de 40 anos, que é considerado um dos mais importantes locais de preservação do patrimônio imaterial cachoeirense.
No mês de fevereiro foram iniciadas no local as oficinas do projeto Manutenção dos Campos Flecheiros do Bairro Zumbi, que já contou com uma edição bem-sucedida no ano passado e que possui como premissa a formação de novos flecheiros e o aperfeiçoamento dos que já integram o grupo, por meio da transmissão de conhecimento aos mais jovens e o diálogo intergeracional dos praticantes. Ao final do ciclo de oficinas – que acontecem quinzenalmente –, será realizada, no local, uma reunião festiva com outros grupos de bate flechas.
A mestra Sandra Mara de Oliveira Francisco (“Chuchu”, como também é conhecida) conta que conheceu o bate flechas ainda criança, passando a atuar como flecheira ativamente. Agora, assim como sua mãe Terezinha, transmite seus ensinamentos aos mais jovens. “É uma missão muito gratificante transmitir nossa cultura e nossa fé àqueles que, mesmo com tantos motivos pra se afastarem, se interessam pelo bate flechas e seguem com a gente”, afirma Sandra.
“Esse projeto é fundamental para manter vivas essas tradições e fortalecer o bate flechas, que é parte essencial da identidade cultural cachoeirense, criando um espaço de aprendizado e troca entre diferentes gerações e, assim, contribuindo para que o nosso patrimônio e os grupos continuem vivos e acessíveis”, comenta Genildo Coelho Hautequestt Filho, coordenador do projeto.
Manutenção dos Campos Flecheiros do Bairro Zumbi é um projeto realizado com recursos do Funcultura, da Secretaria da Cultura (Secult), por meio do Edital 04/2023 – Projetos de Valorização da Diversidade Cultural Capixaba. Conta também com o apoio da Associação de Salvaguarda do Patrimônio Imaterial Cachoeirense, do Instituto de Preservação do Patrimônio Cultural Ádapo e do Studio Inovar Arquitetura.