Uma ação policial no bairro Valão, em Cachoeiro de Itapemirim, nesta segunda-feira (27), terminou com troca de tiros, fuga e uma vítima fatal de bala perdida: Maria Quinelato Calda, de 66 anos. O meliante perseguido pelos policiais estava evadido do sistema prisional e conseguiu escapar.
Como aconteceu?
Durante patrulhamento no bairro Valão, policiais do 9º Batalhão da Polícia Militar receberam informações de que o nacional T. S., evadido do sistema prisional, estava de posse de uma arma de fogo em frente a uma casa à rua Porfírio Biazati. Ao chegar no endereço, a guarnição encontrou o dito cujo sentado na calçada.
Durante a abordagem, T. empreendeu fuga invadindo uma residência, indo em direção ao banheiro para tentar fugir pela báscula. Todavia, não conseguiu e foi alcançado pelos militares. Dentro da casa, conseguiu empurrar os policiais e sair correndo pela porta da frente.
Nesse ínterim, a guarnição se pôs a acompanhá-lo, momento este que o fugitivo efetuou 02 (dois) disparos, sendo a agressão repelida pelos agentes da lei. O indivíduo saiu correndo pelas ruas do bairro, com os moradores fazendo sinais indicativos de sua trajetória.
Contudo, os policiais não conseguiram lograr êxito em alcançá-lo.
Outro militar, que não participava da operação, mas que ouviu os disparos, fazendo a mesma trajetória, identificou a nacional Maria Quinelato Calda, de 66 anos, caída ao chão, vítima de um disparo de arma de fogo na região do queixo.
Prontamente, acionou o Samu, que, ao chegar ao local, atestou o óbito da vítima baleada. Ato contínuo, a perícia foi chamada e compareceu ao local.
Com a chegada de mais guarnições para apoio, foram realizadas diligências no entorno do percurso realizado por T., bem como na residência que invadiu anteriormente, e que franqueou a entrada dos policiais.
No local, foram encontrados um simulacro de arma de fogo e 12 papelotes de cocaína, totalizando 10 gramas. Em continuidade, foram realizadas buscas na rua Eurico Monteiro de Castro, onde, numa garagem, foram localizados pelos militares um revólver Taurus cal. 38 com a numeração raspada e quatro munições, sendo duas deflagradas e um par de chinelos pertencentes a T.
Todos os materiais apreendidos foram entregues à 7ª Delegacia Regional de Cachoeiro de Itapemirim (DRCI) para a tomada das medidas cabíveis pelas autoridades competentes.
As armas recolhidas, inclusive a do militar envolvido na ocorrência, passarão por perícia técnica para saber de onde partiu o disparo que atingiu a vítima.Também consta em desfavor do meliante o mandado nº 0003847-22.2016.8.08.0011.01.0004-26.
Atualizada às 16h00 de 28 de novembro de 2023.