Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE) reúne mais de trinta entidades
O diretor-presidente do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), Munir Abud de Oliveira, foi eleito, nessa segunda-feira (07), para a recomposição da diretoria da Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE), entidade que reúne mais de 30 instituições, como bancos públicos federais, bancos de desenvolvimento, bancos cooperativos, agências de fomento, entre outros. O representante do Bandes teve 88% dos votos validos das demais entidades que compõem a Associação.
O ingresso do banco de desenvolvimento capixaba na gestão da ABDE reforça o papel do Bandes como entidade compromissada com as políticas públicas de fomento. “No Espírito Santo, o Bandes saiu na frente para o crédito emergencial do Fundo de Proteção ao Emprego, um dos maiores do País, com R$ 250 milhões para apoiar as empresas no pior momento da pandemia, em que todo o setor produtivo se encontrava praticamente paralisado”, pontuou Munir Abud de Oliveira.
“Também desenhamos um Fundo de Investimento em Participações (FIP), com R$ 250 milhões, parte de outra iniciativa pioneira nacionalmente, o Fundo Soberano do Espírito Santo, com origem em royalties do petróleo. Com isso, trouxemos o Bandes de volta ao protagonismo do cenário de desenvolvimento do Espírito Santo e nacional, credenciando-nos a participar dos debates com instituições de todo o País”, complementou o diretor-presidente do Bandes.
A ABDE é uma instituição que tem papel relevante na viabilização de projetos, financiamento de atividades produtivas e na execução de diversas políticas públicas ligadas ao desenvolvimento sustentável. Além do presidente Bandes, a recomposição da diretoria da entidade teve o ingresso dos presidentes da Agência de Fomento do Estado do Mato Grosso, Jair de Oliveira Marques e, do Banco do Brasil, Paulo Augusto Ferreira Bouças.