Prefeito de Cachoeiro, Victor Coelho, fez parte da delegação brasileira a convite da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), da qual ocupa a vice-presidência de Governo Digital
Durante a programação da Câmara de Comércio Brasil x Catalunha, na última segunda-feira (15), em Barcelona, na Espanha, Cachoeiro-ES foi apresentada como uma das “Smart Cities no Brasil” para investidores catalães. O título aponta que o município faz parte de um seleto grupo de cidades brasileiras com potencial para atrair investimentos estrangeiros.
Na reunião, o prefeito de Cachoeiro, Victor Coelho, teve oportunidade de apresentar Cachoeiro-ES como uma das cidades brasileiras mais atrativas para negócios e investimentos internacionais. O prefeito também debateu com os empresários e diplomatas catalães sobre os desafios e oportunidades na construção dos novos modelos de governança.
A reunião integrou a programação do “Smart City Expo World Congress (SCEWC)”, considerado o principal evento internacional a respeito do desenvolvimento de cidades inteligentes. Victor fez parte da delegação brasileira a convite da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), da qual ocupa a vice-presidência de Governo Digital.
O congresso debateu vários tópicos. Entre eles, energia, meio ambiente, infraestrutura, mobilidade, tecnologia e inovação, além de governança, inclusão e economia. Durante os dias do evento, que termina nesta sexta-feira (19), Barcelona recebeu líderes e especialistas mundiais interessadas em fomentar o desenvolvimento sustentável, inovador e conectado com a vida das pessoas.
“Vimos diversos projetos que podemos levar para Cachoeiro. Um exemplo é um sistema que mapeia toda a cidade, desde a complexa rede de drenagem até a quantidade de árvores plantadas. Tudo disponível em tempo real para a população” – relatou o prefeito.
A comitiva de Cachoeiro também teve a oportunidade de conferir o funcionamento de uma usina de reciclagem de resíduos sólidos, na região da Catalunha. O material é utilizado na geração de energia e também na produção de aditivos orgânicos para a agricultura.
Cidade Digital
Além dos aplicativos, a cidade possui uma central de videomonitoramento, que será conectada a diversos outros sistemas digitais. Em breve, o município vai ter à disposição um parque de iluminação pública gerenciável de forma inteligente e uma central de sinalização semafórica automatizada.
A população de Cachoeiro já conta hoje com diversas ferramentas digitais que facilitam o acesso a informações e a serviços públicos. São aplicativos e sistemas que facilitam a vida dos cidadãos de Cachoeiro, como o TodosJuntos e a Carta de Serviços.
Internet 5G
No dia 02 de dezembro, está prevista uma audiência pública para apresentar à população cachoeirense a legislação que vai regulamentar a atuação do 5G no município. A audiência ocorrerá durante a ExpoSul Raízes.