O Bispo Diocesano de Cachoeiro de Itapemirim, Dom Luiz Fernando Lisboa CP, foi destaque no site oficial do Vaticano no Brasil, nesta semana. No texto, publicado em 25 abril 2023, às 08h00, Dom Luiz Fernando detalha, em entrevista, sua vocação missionária e trabalhos no Brasil e continente africano.
Dom Luiz Lisboa que esteve por quase 20 anos em Pemba, em Moçambique, primeiro como missionário e depois como bispo, está de volta ao Brasil desde 2021. O coração, porém, ainda bate pela África, “com quem temos uma dívida impagável”. A Igreja no Brasil tem ajudado recebendo seminaristas africanos. Uma preocupação em nível internacional que foi despertada “quando o Papa começou a falar da guerra de Cabo Delgado e as ajudas cresceram”, afirma dom Luiz ao Vatican News.
Dom Luiz Fernando Lisboa foi quem denunciou ao mundo os ataques sofridos em Cabo Delgado, que continuam atualmente no norte de Moçambique e por toda África. Para o portal, o bispo de Cachoeiro fez um apelo para não esquecermos as guerras da África
“As pessoas continuam ainda vivendo debaixo de lonas, nos quintais, vivendo de favor. As ajudas internacionais que no início, depois que o Papa entrou, digamos assim, na guerra, começou a falar da guerra de Cabo Delgado, as ajudas cresceram. Mas depois que começou a guerra entre Ucrânia e Rússia as atenções se voltaram para lá e agora há uma escassez de recursos, inclusive na Igreja, porque os recursos diminuíram muito”, disse.
O bispo ainda pediu que as pessoas não se esqueçam das guerras que acontecem no continente africano. “O apelo que eu faço é que nós não esqueçamos as guerras da África. Das 50 guerras atuais no mundo, cerca de 30 são na África, e a guerra de Cabo Delgado é uma daquelas muito triste que tem provocado esse êxodo das pessoas das suas aldeias em busca de salvar a própria pele,” salientou.
Confira na íntegra a reportagem AQUI.