O bispo diocesano de Cachoeiro de Itapemirim, Dom Luiz Fernando Lisboa CP, está em Aparecida do Norte, interior de São Paulo, para o 1º Congresso Nacional da Infância e Adolescência Missionária (IAM). O encontro acontecerá no Santuário Nacional de Aparecida entre hoje (27) e domingo, 29 de setembro. A Santa Missa de abertura será presidida por Lisboa, às 18 horas, com transmissão pela TV Aparecida.
O encontro reunirá mais de 800 participantes, entre crianças, adolescentes, assessores e famílias que participam da Obra em todo o Brasil e de países próximos. O congresso será realizado no Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida e tem como objetivo promover a integração entre os participantes, fortalecer o protagonismo dos jovens integrantes, criando laços de fé e solidariedade.
“Faço parte da comissão da CNBB para Animação Missionária e Cooperação Intereclesial e, dentro do funcionamento da igreja no Brasil, a Infância e Adolescência Missionária tem um papel fundamental, porque mostra aos pequenos, desde muito cedo, que pelo batismo todos somos missionários e participamos da missão de Deus”, explicou Dom Luiz.
Para que a experiência seja ainda mais missionária, os participantes estão sendo acolhidos nas famílias das paróquias da Arquidiocese de Aparecida. A proposta é realizar atividades abertas para todos durante a tarde do sábado, 28, sendo um espaço de integração entre os integrantes do congresso e as famílias das comunidades locais.
“Esse encontro vai reunir os grupos existentes no Brasil inteiro e de outros países para reforçar, junto deles, esse empenho missionário e essa missão na Igreja, seja onde Deus nos colocar.”
O tema da primeira edição do Congresso será “IAM: com a força do Espírito, testemunhas de Cristo” e o lema “Ide, convidai a todos para o banquete” (Mt. 22,9). Os participantes terão a oportunidade de acompanhar diversas atividades educativas e religiosas, incluindo palestras, workshops e momentos oracionais. Representam o sul do Espírito Santo, treze membros das paróquias Santo Antônio de Pádua (Rio Novo do Sul), Santo Antônio de Pádua (Iconha), Santíssima Trindade (Marataízes), Nossa Senhora do Amparo (Itapemirim) e São Pedro Apóstolo (Venda Nova do Imigrante).
A programação completa está neste link no site das Pontifícias Obras Missionárias (POM).
IAM
A Infância e Adolescência Missionária (IAM) é um estilo de vida, um jeito especial de ser durante todos os dias da semana, assumido junto ao grupo. Participam desta Obra, crianças e adolescentes que se identificam com o carisma “Criança e adolescente rezando e ajudando crianças e adolescentes”. Por meio do olhar atento às realidades universais, os missionários agem em suas realidades locais como protagonistas da missão. Os grupos da IAM são formados por até 12 crianças ou adolescentes. Esses grupos são organizados por proximidade de faixas etárias.
Terão o acompanhamento de um assessor adulto. As crianças ou adolescentes, além de escolher uma equipe de coordenação para dinamizar os encontros, farão a distribuição dos compromissos necessários para o bom andamento do grupo.
A IAM tem uma metodologia própria com o objetivo de motivar as crianças e adolescentes a refletir sobre as realidades encontradas desde o âmbito local até além-fronteiras. Para isso, a Obra acontece por meio de encontros semanais para refletir um Tema Gerador, escolhido pelo grupo, dentro de quatro encontros que refletem a realidade, a espiritualidade, o compromisso e a vida de grupo.
Serviço
Missa de abertura do 1º Congresso Nacional da Infância e Adolescência Missionária
Dia: Sexta-feira, 27 de setembro 2024
Hora: 18 horas
Local: Basílica de Nossa Senhora Aparecida, Aparecida do Norte (SP)
Assista AQUI