Aberta na tarde de ontem, quinta-feira (4), a edição 2023 da Exposul Rural segue até domingo como a vitrine do agronegócio capixaba. A feira, uma das maiores do ramo no Espírito Santo, acontece no novo Centro de Eventos de Cachoeiro, localizado no Parque de Exposição do bairro Aeroporto.
A abertura oficial contou com a presença do governador Renato Casagrande, do prefeito Victor Coelho, do presidente da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), deputado Marcelo Santos (Podemos), dos deputados estaduais Allan Ferreira (Podemos) e Bruno Rezende (União), e do presidente da Câmara Municipal de Cachoeiro, o vereador Brás Zagotto (Podemos), além de diversas outras autoridades públicas e da iniciativa privada.
A Exposul Rural tem a cobertura jornalística especial do PORTAL DE NOTÍCIAS 24 HORAS, que enviou uma equipe de reportagem para registrar os principais fatos do evento. Entrevistado pelo jornalista Basílio Machado, o presidente da Ales, deputado Marcelo Santos, falou da importância da Exposul para o agronegócio capixaba. “A feira em Cachoeiro ajuda a integrar toda a cadeia do agronegócio local e até mesmo estadual, estão de parabéns” – disse.
As entrevistas serão disponibilizadas nas redes sociais do PORTAL nas plataformas Youtube, Facebook e Instagran.
“Na Exposul, os produtores rurais podem mostrar seu trabalho com o destaque que merecerem. A cada ano, temos trabalhado para melhorar essa feira e observamos o seu crescimento exponencial. Nosso desejo é que os expositores façam bons negócios e que os visitantes aproveitem as atrações”, ressaltou o prefeito Victor Coelho, em seu pronunciamento.
A feira é uma realização da Prefeitura de Cachoeiro e do Sindicato Rural do município. O presidente da organização, Wesley Mendes, afirmou que a Exposul é uma demonstração de que o sul do estado tem capacidade para organizar e promover o agronegócio, e mostra a força do setor na economia regional. “É um espaço muito importante para diálogo e troca de informações que, certamente, vão ajudar no crescimento dos expositores”, salientou.
Na ocasião, foi assinada ordem de serviço para obras de pavimentação asfáltica nos trechos Rodovia do Frade x Santa Izabel (Alto da Gruta) x Rodovia ES-485. O governo estadual vai investir quase R$ 11 milhões, em 7,2 quilômetros de extensão.
Expositores têm boas expectativas
O evento reúne cerca de 500 expositores, das mais diversas áreas. Entre eles, são boas expectativas para a concretização de negócios e fortalecimento de suas marcas e redes de contatos.
Para Cláudia Agrizi, que trabalha com artesanato religioso, a Exposul é uma importante vitrine. “Aqui, temos a oportunidade de fazer com que nosso trabalho seja mais conhecido e, desse modo, podemos aumentar as vendas e fazer conexão com outros empreendedores”, disse.
Estreante na Exposul, Milena Monteiro oferece serviços de pet shop, banho e tosa. “Estamos felizes por estarmos aqui, nesse evento que proporciona visibilidade, especialmente, para os pequenos negócios. Esperamos fazer boas vendas”, ressaltou.
Quem também marca presença é o grupo de cafeicultoras Póde Mulheres, veterano no evento. “Participamos da Exposul desde 2018, e é sempre uma honra e uma oportunidade única. Lançamos o nosso café nessa feira, fizemos negócios e temos boas esperanças de que esta edição também será muito próspera”, disse a representante do grupo, Natércia Bueno Vencioneck.
Programação completa
Concursos de animais, feira pet, fazendinha educativa, provas de cavalos, palestras, aulas-show de culinária e minicursos voltados para a agroindústria familiar são algumas das atrações da programação da Exposul, que pode ser conferida, na íntegra, no site www.cachoeiro.es.gov.br/exposul2023.
Com estacionamento gratuito, o evento tem entrada solidária: um quilo de alimento não perecível, que será coletado pelo Banco de Alimentos do município, para distribuição a famílias e entidades sociais.
As atividades da feira também são transmitidas ao vivo no canal oficial do evento no YouTube (bit.ly/exposulrural).