Para proteger os funcionários, a BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto em Cachoeiro de Itapemirim, realizou uma nova campanha de vacinação contra o vírus da gripe na empresa. A ação teve início nesta terça-feira (11) e seguiu até esta quinta-feira (13), beneficiando 199 pessoas, entre profissionais do quadro próprio, aprendizes e estagiários.
A imunização tem a função de reduzir os riscos de complicações causadas por três cepas de vírus: Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B. Aplicada anualmente na empresa, a vacinação acontece de acordo com o cronograma nacional de imunização.
A técnica de enfermagem da BRK em Cachoeiro, Dayana Martins Braga, ressalta que a vacinação integra o conjunto de iniciativas desenvolvidas pela companhia ao longo do ano com foco na prevenção de doenças, segurança e bem-estar dos funcionários. “Além da vacinação anual, a BRK realiza outras campanhas, programas, treinamentos e palestras de forma rotineira. É uma forma de conscientizar e orientar os funcionários sobre a importância dos cuidados com a saúde”, afirma Dayana.
Ela destaca também que a empresa oferece todo o suporte para os profissionais que enfrentam algum problema de saúde. “Todos os colaboradores que buscam apoio na área de saúde por alguma queixa são encaminhados a um especialista e recebem o acompanhamento necessário”, enfatiza a técnica de enfermagem.
A encarregada da central de atendimento operacional, Natália Ribeiro Mathielo, com 18 anos de atuação na empresa, afirma que quanto maior for o número de pessoas vacinadas, menor será a chance de disseminação do vírus e menor a quantidade de pessoas doentes. “Além disso, a vacina pode evitar que a gripe fique mais grave e resulte em uma pneumonia, um perigo principalmente para crianças e idosos”, diz Natália.
Para ela, a iniciativa da empresa é muito positiva. “Incentivar que as pessoas tomem a vacina da gripe é importante para que todos estejam protegidos contra o vírus. E as empresas têm um papel fundamental nesse processo, conscientizando seus colaboradores e incentivando à imunização”, afirma.