A Secretaria Municipal de Saúde de Cachoeiro de Itapemirim (Semus) realizou, nesta segunda-feira (3), o Fórum Municipal de Judicialização da Saúde, com o tema “Judicialização em Foco: Transformando Desafios em Soluções para a Saúde”.
O evento aconteceu no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e reuniu autoridades do Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública, gestores, advogados e profissionais da saúde, em um importante debate sobre os impactos e os caminhos possíveis para equilibrar o acesso à saúde e as demandas judiciais.
Entre as presenças confirmadas estavam o promotor de Justiça Dr. Cleto Pedrollo, o promotor de Justiça Dr. Paulo Sérgio Nóbrega, o juiz Dr. Miguel Balazs, o procurador municipal Dr. Vagner, o Dr. Francisco Ribeiro, a defensora pública Emiliana Monteiro, além de representantes da OAB – Subseção Cachoeiro de Itapemirim e do Conselho Tutelar. Também participaram representantes da Superintendência Estadual de Saúde e do Legislativo Municipal, que contribuíram com reflexões sobre o papel social, ético e humano na garantia do direito à saúde.
Durante o encontro, os participantes discutiram o aumento das ações judiciais relacionadas à saúde e os desafios enfrentados pelos gestores municipais para atender às decisões judiciais sem comprometer o planejamento e os recursos do Sistema Único de Saúde (SUS).
O fórum contou com palestras, painéis e trocas de experiências entre profissionais das áreas jurídica e de saúde, abordando temas como o direito do cidadão, o papel da gestão pública, o uso racional dos recursos e a importância do diálogo interinstitucional para garantir um atendimento mais eficiente e humanizado.
A secretária municipal de Saúde, Renata Fiorio, destacou que o evento reforça a importância da união entre os poderes e instituições na busca por soluções conjuntas.
“A judicialização é um tema complexo, que exige diálogo, responsabilidade e cooperação. Nosso objetivo é construir caminhos que assegurem o direito à saúde e o bom funcionamento do SUS”, afirmou.
O Fórum Municipal de Judicialização da Saúde foi promovido pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus), em parceria com a OAB – Subseção Cachoeiro de Itapemirim, o Ministério Público do Espírito Santo (MPES), a Defensoria Pública, o Conselho Tutelar e demais instituições parceiras, reforçando o compromisso do município com a transparência, o diálogo e a melhoria contínua dos serviços públicos de saúde.
![[Cachoeiro] Autoridades discutem soluções no SUS em Fórum Municipal de Judicialização da Saúde](https://portaldenoticias24horas.com.br/wp-content/uploads/2025/11/forum-saude-920x530-1-750x432.jpg)




![[Cachoeiro] Projeto Soturno com participação de Sophia Marins no Festival do Rei](https://portaldenoticias24horas.com.br/wp-content/uploads/2026/04/Soturno-Sophia-30-350x250.jpg)
![[Cachoeiro] Festividades do aniversário de Roberto Carlos terão segurança reforçada](https://portaldenoticias24horas.com.br/wp-content/uploads/2026/04/0e927ffb-056c-4b4c-b840-dc939cb8a984-350x250.jpg)
![[Festival do Rei] Linha Vermelha interditada no Centro de Cachoeiro](https://portaldenoticias24horas.com.br/wp-content/uploads/2026/04/de7a1e3f-d1ff-4386-9d80-f2866256b119-350x250.jpg)
![[Cachoeiro] Casa de Roberto Carlos com programação especial na Semana do Rei. Confira!](https://portaldenoticias24horas.com.br/wp-content/uploads/2026/04/b42c4869-339d-4a57-b9c5-c2fa2d35643d-920x530-1-350x250.jpg)
![[Marataízes] Protagonismo, desafios e crescimento feminino em destaque](https://portaldenoticias24horas.com.br/wp-content/uploads/2026/04/46c691ae-0697-442d-bd51-8ddd1a2fe1a2-350x250.jpg)
![[Parte 2] Porto Grande: artistas resgatam raízes ancestrais de bairro em Guarapari](https://portaldenoticias24horas.com.br/wp-content/uploads/2026/04/WhatsApp-Image-2026-03-17-at-07.52.55-3-350x250.jpg)





