Com investimentos em tecnologia e monitoramento constante, a BRK em Cachoeiro de Itapemirim assegura a qualidade e a segurança no abastecimento de água do município. Os moradores têm acesso a água de qualidade e em quantidade suficiente, mesmo com desafios como o crescimento populacional e as mudanças climáticas.
De acordo com Claudio Sobrinho, gerente de operações da BRK, a segurança hídrica e a oferta contínua de água são garantidas por um planejamento minucioso e a manutenção dos sistemas hídricos. “As tecnologias utilizadas permitem o monitoramento em tempo real, 24 horas por dia”, afirma.
Ele destaca que são monitorados:
- A vazão do Rio Itapemirim;
- O volume captado e distribuído;
- O funcionamento dos reservatórios via telemetria;
- A vazão dos macromedidores;
- A pressão das redes.
O Programa de Redução de Perdas da BRK em Cachoeiro de Itapemirim conta com equipe operacional dedicada, que identifica pontos de desperdício e vazamentos. “Com esse trabalho, temos um índice de perdas de 23,60%, bem abaixo da média nacional de 38%”, diz Claudio Sobrinho.
Atualmente, o município conta com 46 reservatórios em operação, com capacidade de aproximadamente 18 milhões de litros de água, para garantir a segurança hídrica à população.
Monitoramento e Tecnologia
O responsável pela área de Tratamento de Água e Efluentes da BRK, Leonardo Ferreira Samuel, explica que tanto a escassez quanto o excesso de chuvas são sinais de alerta para um possível comprometimento no abastecimento de água. Por isso, a concessionária desenvolve uma série de ações preventivas para que a população receba a água em condições seguras.
“Para um abastecimento seguro é necessário que a Estação de Tratamento de Água (ETA), localizada no bairro Ilha da Luz, receba até 600 litros por segundo, com média diária em torno de 435 litros de água por segundo. Em períodos prolongados de chuvas, a vazão do Rio Itapemirim pode ficar acima de 500 mil litros por segundo, já em época de poucas chuvas, a vazão reduz a próximo de 10 mil litros de água por segundo. O serviço de água é garantido ainda por ETAs de menor porte localizadas em alguns distritos de Cachoeiro”, explica Leonardo Ferreira Samuel.
Preservação Ambiental e Consumo Consciente: ações da BRK em Cachoeiro de Itapemirim
Alinhada com a Estratégia ESG (Ambiental, Social e Governança), a BRK tem se destacado na área de Responsabilidade Socioambiental, com foco na educação e conscientização ambiental para preservar os recursos naturais de Cachoeiro de Itapemirim. Essa iniciativa se torna cada vez mais necessária diante do cenário de mudanças climáticas globais.
Rosa Malena Carvalho, coordenadora de comunicação e responsabilidade socioambiental da BRK em Cachoeiro, explica que a concessionária mantém programas e ações de conscientização ambiental direcionados a estudantes, comunidades e funcionários. Além disso, a BRK desenvolve parcerias com o poder público e a sociedade civil organizada.
“Realizamos campanhas de comunicação periódicas para orientar a população sobre o consumo consciente, a utilização correta dos sistemas de distribuição de água e de coleta e tratamento de esgoto. Nosso objetivo é reforçar o senso de pertencimento das pessoas ao meio ambiente e promover a cultura do saneamento”, afirma Rosa Malena.