A BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto em Cachoeiro de Itapemirim, alerta a população para os impactos do descarte de lixo nas tubulações do sistema de esgotamento sanitário. Em 2024, a concessionária retirou 378 toneladas de resíduos sólidos da Estação de Tratamento de Esgoto e das redes durante o trabalho de limpeza preventiva e manutenção corretiva.
As equipes percorreram 38 quilômetros de redes coletoras em diferentes bairros e distritos do município. Na limpeza, foram retirados itens como fio dental, absorvente, fraldas descartáveis, preservativos, fios de cabelo, sacos plásticos, areia e entulho.
O supervisor da área de manutenção de redes em Cachoeiro, Marcelo Caetano, explica que a limpeza é feita com o caminhão hidrojato, que combina alta pressão e sucção a vácuo. Em seguida, o material recolhido é direcionado à Estação de Tratamento de Esgoto do bairro Coronel Borges, onde os resíduos sólidos são destinados a um aterro sanitário.
“O serviço de limpeza preventiva das redes de esgoto é realizado diariamente. Além disso, atendemos às demandas corretivas motivadas por ocorrências de entupimento. Em 2024 foram 2.208 atendimentos. É importante evitar o descarte do lixo no sistema de esgotamento sanitário, pois é uma atitude que pode trazer sérios problemas como obstrução e entupimento das redes”, orienta Marcelo Caetano.
Para falar com a BRK ou qualquer necessidade relacionada aos serviços de água e esgoto, os clientes podem utilizar os seguintes canais: Agência Virtual Minha BRK (minhabrk.com.br), WhatsApp (11) 9 9988-0001, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou o telefone gratuito 0800 771 0001, disponível 24 horas por dia.