Após prometer, no período eleitoral, uma redução drástica no número de servidores comissionados da Prefeitura de Cachoeiro, o prefeito Theodorico Ferraço (PP) surpreendeu o mercado político com a criação de 87 novos cargos desta modalidade como parte da reestruturação administrativa do município. A medida inclui a criação de três novas secretarias municipais, sendo que duas delas serão recriadas, distribuindo 24 cargos entre elas.
O prefeito alega que a medida “visa otimizar a gestão e reduzir custos aos cofres públicos”. Ele explica que, dos novos cargos, 60 serão destinados a assessores operacionais, com foco na operação de máquinas e equipamentos da frota municipal, que considera essenciais para a cidade.
O fato é que o governo municipal vem enfrentando dificuldades em contratar operadores de máquinas, já que os salários permitidos pela estrutura organizacional da PMCI são muito abaixo daquilo que é pago pelo mercado privado. Como resultado, o município tem sido forçado a contratar empresas terceirizadas para fornecer essas equipes, gerando custos elevados em aluguel de máquinas e pagamento por hora trabalhada.
“Uma única empresa recebeu mais de R$ 17 milhões em contratos de aluguel de máquinas e operadores”, informou a assessoria de Comunicação da PMCI.
O prefeito Theodorico Ferraço explicou que a criação desses novos cargos permitirá controlar diretamente a operação de máquinas, sem depender de contratos temporários ou terceirizados.
“Vamos colocar nosso maquinário para trabalhar. Estamos preparando quatro equipes, sendo três para o interior e uma para a cidade, com caminhões e máquinas. A criação desses cargos vai gerar uma economia significativa para os cofres públicos, além de melhorar a nossa capacidade de ação na cidade e no interior”, afirmou Ferraço.
Ainda de acordo com o prefeito, a economia gerada com a terceirização será reinvestida na área da Saúde, que considera um dos setores mais demandados pela população.
“O dinheiro que economizarmos com o aluguel de máquinas será aplicado diretamente na melhoria dos serviços de Saúde de Cachoeiro. Essa é uma forma de otimizar recursos e garantir mais eficiência na gestão pública”, destacou.
Para Ferraço, além da redução de custos, a reorganização das secretarias também busca aumentar a eficiência administrativa. O desmembramento da Secretaria Municipal de Manutenção e Serviços em duas pastas – Secretaria Municipal de Transportes e Secretaria Municipal de Interior – pode permitir um melhor controle da frota municipal, redução de gastos com peças e maior atenção às necessidades das comunidades, especialmente com a reativação da Secretaria Municipal de Interior.
Impacto financeiro
O impacto financeiro mensal dessa reestruturação, segundo a PMCI, será de aproximadamente R$ 503 mil, representando algo em torno de R$ 6,036 milhões ao ano. Esse impacto foi encaminhado à Câmara Municipal para análise e aprovação.