O prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, Victor Coelho, fez uma visita ao “Espaço Vida”, Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua (Centro Pop) do município, nesta segunda-feira (25). O objetivo foi acompanhar o desenvolvimento dos serviços oferecidos e interagir com os usuários para melhor adequação dos trabalhos oferecidos no local.
Na ocasião, Victor teve a oportunidade de conversar com alguns dos assistidos pela unidade, saber sobre os serviços, sobre o andamento de atendimentos e ouvir sugestões de ações que possam ser integradas ao local. A casa é um ponto de apoio para pessoas que, conforme a Política Nacional para a População em Situação de Rua, vivam em espaços públicos por pobreza extrema, vínculos familiares fragilizados ou rompidos e não terem moradia convencional regular.
Números positivos
O espaço, inaugurado há um mês, já tem importantes resultados. Foram contabilizados 78 atendimentos, sendo 28 novos cadastrados, 16 passagens de retorno ao convívio familiar concedidas, 20 abordagens sociais, com orientações e encaminhamentos à rede. Atualmente 16 pessoas se encontram acolhidas na Casa de Passagem e 10 assistidos para a adesão da proposta de atendimento para a construção do projeto para superação da situação de rua.
“Quis ver de perto o dia a dia na casa neste primeiro mês de funcionamento. O trabalho realizado aqui é muito importante, pois podemos cuidar das pessoas que muitas vezes não tem oportunidades de acolhimento e nem para mudarem suas situações. Quando nos aproximamos e ouvimos as histórias de cada um, é que identificamos as reais necessidades”, comentou o prefeito.
Outra observação de Victor, foi uma questão relatada por alguns dos assistidos, sobre a dificuldade de conseguirem trabalho. “É preciso que a sociedade se una a nós e estenda a mão. Vejo que as pessoas, talvez por desconhecimento da realidade desses grupos de pessoas, acabam por não darem oportunidades de emprego a eles. Se todos se unem, podemos ajudar e cuidar ainda mais dessas pessoas, o apoio é fundamental”, completou.
Atendimento
O atendimento do Centro POP é destinado a jovens, adultos, idosos e famílias em situação de rua. O serviço pode ser acessado de forma espontânea, por encaminhamento do Serviço Especializado em Abordagem Social (já realizado em Cachoeiro), por outros serviços da assistência social ou política pública e por órgãos do Sistema Judiciário.
“No local, elas têm acesso a atendimentos individuais e coletivos com assistente social, psicólogo e pedagogo, oficinas e atividades de convívio e socialização, além de espaços para alimentação, higiene pessoal, limpeza de roupas, guarda de pertences e provisão de documentação, explica a secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Maria Aparecida Stulzer.
Ainda de acordo com Stulzer, a visita de Victor ao Centro Pop foi muito proveitosa e agradável. “Eles nunca imaginaram que o prefeito viesse aqui visitá-los. Isso ajuda a desenvolver a relação de respeito solidariedade e afetividade, além de oferecer e estimular a mobilização e participação social, disse.
A unidade funciona das 7h às 20h, de segunda a sexta-feira. E está localizada na rua Deodoro da Fonseca, nº 98, no bairro Independência.