Cachoeiro de Itapemirim ganhará uma Casa Rosa – Centro de Referência de Saúde da Mulher. A criação da unidade, prevista no Plano Municipal de Saúde, é fruto de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) e a faculdade Multivix, responsável pelo projeto arquitetônico e pela execução da obra de instalação.
As obras no imóvel que abrigará a Casa Rosa – que fica na subida da rua Costa Pereira, Centro, próximo ao Banco do Brasil – foram iniciadas na semana passada. A previsão é de que sejam concluídas em quatro meses.
O objetivo é reunir, em um único espaço, diversas ações voltadas, especificamente, para o público feminino, para facilitar o acesso a serviços oferecidos pela atenção primária. A Casa Rosa contará com salas para vacinas e testes rápidos, fisioterapia, odontologia, ultrassonografia, ginecologia, clínica geral, psicologia e nutrição, dentre várias outras áreas, além de um auditório para palestras.
A unidade será batizada com o nome de Doutora Glaura Moreira Santos, médica com reconhecidos serviços prestados ao Sistema Único de Saúde (SUS) em Cachoeiro, que faleceu ainda jovem, vítima de um câncer.
“A proposta é a de que seja um espaço de promoção da saúde da mulher de forma integral. Casos de violência doméstica, por exemplo, poderão ser identificados na triagem para que sejam tomados os devidos cuidados. Também haverá outras atividades que afetam mais o público feminino, como questões relacionadas à beleza e à estética”, explica o secretário municipal de Saúde, Alex Wingler.
“É muito importante para Cachoeiro ter um equipamento dessa qualidade na região central da cidade, amplamente sinalizada. No contexto social em que vivemos, o público feminino precisa de um espaço de saúde que lhe sirva de referência”, completa do prefeito Victor Coelho.