Por meio da Caravana Biguá, mais uma escola de Cachoeiro de Itapemirim (ES) recebeu o programa Portas Abertas 360° da BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto no município. Na última quarta-feira, 18 de setembro, a ação foi realizada na Escola Eliseu Lofego, no bairro Aeroporto, beneficiando cerca de 60 alunos do 4⁰ ano e do 5⁰ ano do ensino fundamental.
O Portas Abertas 360° apresenta o trabalho da companhia com o apoio de óculos de realidade virtual. Com a tecnologia, os estudantes conhecem os processos que envolvem o ciclo da água, da captação até a chegada à torneira dos imóveis, e os processos de coleta e de tratamento do esgoto.
A gestora escolar Daniela Passoni Altoé definiu a participação dos alunos no programa como emocionante. “Muitos estudantes ainda não tinham tido a oportunidade de vivenciar essa experiência. Foi um momento de muita alegria, entusiasmo e encantamento. Contribuiu para a interação entre os estudantes, além de ter despertado o interesse, a motivação e proporcionado a troca de experiências”, avaliou.
Segundo a analista de comunicação e responsabilidade socioambiental da BRK em Cachoeiro, Milena Camporez, o programa Portas Abertas 360° é um recurso tecnológico que leva informação sobre saneamento para diversos públicos. “Ao mesmo tempo, provoca uma reflexão sobre a responsabilidade de cada um na proteção e preservação do meio ambiente, com a utilização correta e consciente dos recursos naturais”, afirma.
Caravana Biguá
A Caravana Biguá irá visitar seis instituições de ensino e contemplar mais de 1.200 estudantes neste ano. A iniciativa faz parte da 13ª edição do Prêmio Biguá de Sustentabilidade, que tem a BRK Cachoeiro de Itapemirim como uma das parceiras.
O prêmio é uma realização da TV Gazeta Sul e terá, até outubro, uma série de ações com foco em promover a conscientização ambiental e incentivar atitudes sustentáveis e de preservação.