A escola de ensino médio Guimarães Rosa, em Cachoeiro de Itapemirim, vai reunir neste sábado (9) uma exposição com 48 projetos elaborados pelos estudantes propondo soluções para os problemas da cidade em diversas áreas.
O evento será aberto ao público em geral, com visitação das 8h00 às 12h00, integrando a II Feira do Empreendedorismo Cidadão. A iniciativa é do professor Diogo Lube, que leciona no Guimarães Rosa as disciplinas de História, Filosofia, Sociologia e Projeto de Vida.
Segundo o professor, que também é vereador em Cachoeiro, a Feira teve sua semente plantada nas aulas de Projeto de Vida, ao estímular os alunos a trabalharem com temas e situações problemáticas relacionadas ao excesso de calor, às enchentes, ao comércio, cessibilidade, lazer e justiça social.
“O projeto surgiu devido aos vários problemas que Cachoeiro enfrenta. Os alunos, através de ideias empreendedoras e cidadãs, buscaram criar formas inovadoras para resolver esses problemas”, resumiu Lube.
A dinâmica de trabalho
Durante os preparativos para a II Feira do Empreendedorismo Cidadão, os estudantes produziram páginas no Instagram onde marcavam o professor, a escola e divulgavam informações referentes aos seus projetos. No sábado, eles irão apresentar o do produto final de todo o trabalho desenvolvido.
Além dos oito pontos para ajudar na média escolar, os melhores projetos serão apresentados na Câmara Municipal de Cachoeiro e poderão ser objeto de indicações ao Executivo ou mesmo se transformar em projetos de lei de iniciativa popular junto aos vereadores.