O trabalho começou, na tarde desta quarta (17), pelos plantonistas do Centro de Saúde Paulo Pereira Gomes
A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de Cachoeiro deu início à aplicação da segunda dose da vacina contra Covid-19 no primeiro grupo prioritário da campanha, formado por profissionais de saúde da linha de frente e por residentes e cuidadores das instituições de longa permanência para idosos (ILPIs).
O trabalho começou, na tarde desta quarta-feira (17), pelos plantonistas do Centro de Saúde Paulo Pereira Gomes, que é referência para atendimento a casos suspeitos da doença.
Nas ILPIs, a vacinação dos idosos e cuidadores será feita a partir desta quinta-feira (18). Também nesta quinta e na sexta-feira (19), receberão a segunda dose os profissionais dos hospitais Infantil e Unimed. As demais instituições hospitalares serão atendidas, a partir da próxima semana, de acordo com as datas estabelecidas nos cartões de vacina dos profissionais.
“Assim como na aplicação da primeira dose, nossas equipes de vacinadores vão até as instituições, para facilitar o acesso desses públicos prioritários ao imunizante, evitando deslocamentos às nossas unidades básicas de saúde”, afirma o secretário municipal de Saúde, Alex Wingler.
Até o momento, Cachoeiro recebeu do governo estadual 2.248 doses de vacina anticoronavírus para aplicação da segunda dose.
Para a primeira dose, o município recebeu 6.666 doses. Destas, 5.387 já foram aplicadas em profissionais de saúde e idosos de ILPIs (95% das doses recebidas para esses públicos) e 680 em idosos a partir de 90 anos (66% das doses recebidas para esse grupo).
Domiciliar
A Semus também dará continuidade, a partir desta quinta, à vacinação de pessoas com mais de 90 anos, que é feita de modo domiciliar, para evitar riscos com o deslocamento de idosos até unidades de saúde.
Para localizar as pessoas desse grupo, foi feito um levantamento junto às equipes da Estratégia Saúde da Família do município. Responsáveis por idosos dessa faixa etária ainda não vacinados também podem entrar em contato com a Unidade Básica de Saúde mais próxima para fazer o cadastro e solicitar a vacinação do idoso – confira a lista de UBS e pontos de apoio do município na página da Secretaria Municipal de Saúde.