Demorou, causou muita expectativa e discussão, mas enfim saiu das pranchetas dos engenheiros e arquitetos para o trabalho de campo. Estamos falando das obras do Parque Urbano da Ilha da Luz, em Cachoeiro de Itapemirim, que estão em ritmo acelerado.
A empresa responsável pelos trabalhos já está retirando todo o piso asfáltico, derrubando as estruturas de concreto e procedendo o desmonte do Pavilhão de Eventos. As antigas Casa da Sopa e outras construções do local também já foram demolidas, permanecendo apenas o prédio da escola, onde também funcionou a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.
Em função das obras, os portões de entrada da área de lazer da Ilha da Luz estão fechados, com entrada permitida apenas aos trabalhadores da empresa responsável pela construção do parque e aos servidores da Prefeitura Municipal. Entretanto, o acesso está liberado até a Fábrica de Pios, pela entrada oeste da Ilha, e à concessionária BRK, pelo lado leste.
A previsão contratual é de que a obra seja concluída em até 240 dias, com investimentos de R$ 7.190.854,95. A Prefeitura de Cachoeiro utilizará recursos de uma operação de crédito com o Banco do Brasil e também terá aporte de R$ 1,5 milhão por parte da concessionária dos serviços de água e esgoto de Cachoeiro.
Com área de 34.254 metros quadrados, o novo parque contará com espaço amplamente arborizado e equipamentos de entretenimento familiar, de forma a proporcionar a interação dos visitantes com o meio ambiente. De acordo com a Prefeitura, o espaço terá infraestrutura moderna e sustentável, incluindo fonte de energia fotovoltaica em parte da iluminação.
Além da arborização e do paisagismo, o parque também deverá contar com chafariz, fonte interativa, áreas molhadas, pergolados, sombrites e deques ao ar livre. “O objetivo principal é promover a recuperação urbanística e ambiental da Ilha da Luz, uma área de grande valor cultural e afetivo para a população de Cachoeiro”, destaca o secretário municipal de Urbanismo, Mobilidade e Cidade Inteligente, Alexandro da Vitória.
“Há uma demanda muito grande em Cachoeiro por espaços públicos de lazer, e a construção desse novo Parque Urbano da Ilha da Luz servirá para o estabelecimento de um local de referência não só para nosso município, mas para toda a região”, completa o prefeito Victor Coelho.