“A Diocese de Cachoeiro de Itapemirim assume com alegria o compromisso de sediar o 16º Intereclesial das CEBs”. Com essas palavras, Pe. Wosley Guimarães Pansini, recebeu das mãos do bispo da diocese de Rononópolis-Guirantinga-MT, ultima diocese a sediar o encontro, o símbolo do 15° intereclesial de CEBs.
O repasse aconteceu neste sábado, 27 de janeiro, na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Cuiabá (MT).
Portanto, o estado do Espírito Santo, Regional Leste III, pela Diocese de Cachoeiro, vai sediar o 16º Intereclesial das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs). A decisão foi anunciada durante a última edição do Intereclesial que aconteceu de 18 a 22 de julho, em Rondonópolis.
“Esse encontro quer estar atento às marcas de nosso tempo para conhecer a realidade à nossa volta e nela mergulhar com olhar da fé, em atitude de discernimento (…). A comunidade se aviva quando se torna lugar gostoso de participação pela forma de acolhimento, de partilha, de respeito pelo diferente, pela mútua ajuda. Daí a importância de implementar nas nossas comunidades de base, a cultura do encontro”, explicou a coordenadora das CEBs no Regional Leste III, Sirley Camiletti Cardozo.
Pensado para ser realizado em 2027, a data oficial do 16º Intereclesial ainda será divulgada.
● Intereclesial de CEBs
O Intereclesial é um encontro que reúne os representantes das CEBs – Comunidades Eclesiais de Base de todo Brasil. A iniciativa de organizar um encontro Intereclesial surgiu na década de 70, sendo realizado o primeiro em 1975, na cidade de Vitória, Espírito Santo. Os Intereclesiais nasceram com a finalidade de partilhar as experiências, a vida, as reflexões das CEBs.
Fonte: Diocese de Cachoeiro