Um aniversário abençoado. Assim foi com os 100 anos de Belmiro Rosseto, morador do distrito de Burarama, em Cachoeiro, completados no dia 17 de março. Ele comemorou um século de vida no dia 18, abraçando os familiares e amigos numa festa organizada pela Pastoral da Pessoa Idosa (PPI), da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim.
Rosseto é dos primeiros idosos cadastrados junto a PPI, que o considera um exemplo de lucidez, saúde e disposição. Neste dia de festa, ele rezou e agradeceu a Deus pela longevidade. “Eu estou muito feliz”, afirmou Sr. Belmiro, como é mais conhecido.
A festa foi também um marco na história da Pastoral, que iniciou seus trabalhos na Paróquia Nossa Senhora da Penha, após um longo período de formação junto a Arquidiocese de Vitória. O aniversariante não tem problema sério de saúde, adora conversar e é muito ativo.
Em 1950, casou-se com Luiza Beunelli Rosseto e um ano depois já nascia o primeiro dos sete filhos. Sua árvore genealógica continuou dando frutos, então vieram mais 16 netos e sete bisnetos. A companheira não teve a mesma longevidade e faleceu há 8 anos.
“Meu pai nasceu em Castelo e desde que se mudou para cá (Burarama), nunca mais saiu. Trabalhou por 64 anos como Dentista Prático. Muito católico, ajudava nas festas da comunidade: arrecadava dinheiro para leilão, mobilizava os fazendeiros para doação de bezerros e auxiliava nas montagens das festas”, contou a filha Maria Luzia Rosseto da Silva, 65 anos.
Após uma Santa Missa, presidida pelo padre Antônio Tatagiba Vimercat, o aniversariante soprou as velinhas e cortou o bolo confeitado. “Ele é um exemplo de superação para todos nós. Merece os parabéns e o nosso carinho”, comentou o padre.
Com informações, citações e fotos da Diocese de Cachoeiro