Os equipamentos de ar-condicionado instalados nas unidades de saúde e de pronto atendimento de Cachoeiro de Itapemirim estão sendo depredados por vândalos, que furtam a fiação e provocam danos no sistema elétrico dos mesmos.
Segundo a Prefeitura, que afirma estar atuando para corrigir os problemas, ainda assim, o período em que os equipamentos permanecem inoperantes acaba gerando reclamações, muitas delas gravadas em vídeos que alimentam as redes sociais dos opositores políticos da gestão.
O caso mais recente chama atenção pela gravidade. Após a realização de um novo reparo no ar-condicionado da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Marbrasa, o local foi alvo de um novo ataque na quarta-feira (7), quando todos os equipamentos da cobertura do imóvel foram danificados.
De acordo com as informações iniciais, não há indícios de que os vândalos tenham acessado a cobertura pela parte externa do prédio, já que não foram encontradas marcas de escalada. A principal suspeita é de que o acesso tenha ocorrido por dentro da própria unidade, não sendo descartada a hipótese de facilitação da entrada.
A Guarda Civil Municipal esteve no local para os primeiros levantamentos e a Polícia Civil foi acionada para investigar o caso. As autoridades irão apurar, inclusive, se há algum tipo de motivação política por trás do ato de vandalismo.
Como medida preventiva, a Prefeitura anunciou que irá instalar um sistema de videomonitoramento 24 horas, integrado à Guarda Civil Municipal, em todas as unidades de pronto atendimento. O objetivo é inibir ações criminosas, preservar o patrimônio público e garantir melhores condições de atendimento à população.
![[Cachoeiro] Polícia vai investigar vândalos que atacaram UPA do Marbrasa](https://portaldenoticias24horas.com.br/wp-content/uploads/2026/01/e28f2040-67bf-4921-9fc1-bb74968a6eb2-750x423.jpg)



![[Marataízes] Prefeitura deu início à programação oficial da Arena Esportiva da Praia Central](https://portaldenoticias24horas.com.br/wp-content/uploads/2026/01/sdgsdsd-1-350x250.jpg)


