O prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, Victor Coelho, exonerou o subsecretário municipal de Monitoramento de Ações e Serviços, Gleydson L. Mapela da Silva, ao tomar conhecimento de que o mesmo teria utilizando um veículo oficial do município para fim particular.
O servidor, lotado na Secretaria Municipal de Manutenção e Serviços (Semmat), foi flagrado por um vereador do município, Leo Camargo (PL), numa estação de pedágio, ao voltar do Rio de Janeiro com a família num veículo descaracterizado, alugado pela municipalidade.
Ao ser questionado pelo vereador Leo Camargo (PL), o subsecretário disse que estava voltando do Rio de Janeiro, onde teria ido resolver questões relativas ao enterro da avó. Alegou ainda que era o aniversário de sua filha e por isso resolveu levá-la na viagem.
Em sua defesa, Gleydson disse também que pagou do próprio bolso o combustível utilizado na viagem. Por sua vez, em comunicado à imprensa, a Prefeitura informou que abrirá uma sindicância administrativa para apurar se houve prejuízo aos cofres públicos ocasionados pela atitude do servidor.
Confira abaixo o que disse a Prefeitura:
“A Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim informa que exonerou o servidor que foi apontado como utilizando veículo oficial para fim particular, sendo que será iniciada uma sindicância administrativa para apuração, quantificação e ressarcimento ao Município dos prejuízos causados.
A Administração Municipal está, como sempre esteve, pautada em princípios morais, éticos e respeito com o povo e com os recursos públicos e jamais compactuará com nada que fuja a esses preceitos.
Buscamos, sempre, alcançar a observância dos princípios constitucionais que orientam e guiam o exercício da função pública, dentro do que prevê o Estatuto do Servidor e demais leis correlatas.
É bom ressaltar que Cachoeiro se destaca como um exemplo de excelência em transparência e governança pública em diversos rankings de órgãos nacionais e estaduais que avaliam frentes de atuação do poder público, sendo que neste mandato, nenhum processo sequer fora instaurado pelos Órgãos de Controle em razão de atos de utilização indevida ou irregular de recursos públicos.
Os investimentos em controle e transparência refletem uma gestão mais ética e responsável com os recursos públicos, e no tocante a nossa frota municipal, todos os veículos destacados para atendimento público são monitorados por rastreador, onde se é verificado a regularidade do uso dos equipamentos em atendimento apenas ao interesse público.
É bom lembrar que no Ranking Capixaba de Transparência e Governança Pública 2023, divulgado pela Transparência Capixaba, Cachoeiro de Itapemirim alcançou a primeira colocação, alcançando a pontuação máxima de 100%, sendo o município um dos 13 que alcançaram o nível “ótimo” – o mais elevado da avaliação.”