No Brasil, cerca de 38 mil escolas não têm acesso a uma fonte segura de abastecimento de água, e 5,2 milhões de crianças e adolescentes convivem diariamente com o risco de terem doenças de veiculação hídrica. Além disso, segundo o estudo Futuro em Risco, do Instituto Trata Brasil, jovens que vivem em áreas sem acesso à rede de distribuição de água têm um atraso escolar médio de 1,8 ano.
Para ajudar a transformar essa realidade no país, o projeto Fonte de Futuro está instalando sistemas de tratamento de água em escolas públicas situadas em terras indígenas, rurais, quilombolas e outras regiões afastadas dos centros urbanos. Até agora, o projeto já chegou a 40 escolas espalhadas por três estados brasileiros – o Espírito Santo é o quarto. A tecnologia utilizada elimina 100% de vírus e bactérias, garantindo água livre desses microrganismos diretamente nas torneiras das escolas.
A primeira fase da iniciativa em Cachoeiro de Itapemirim contempla a escola localizada em Monte Alegre, onde o acesso à rede pública de água é inexistente. “O projeto Fonte de Futuro é mais do que uma iniciativa de saneamento: é um compromisso com a saúde, a educação e a dignidade das comunidades. Em Cachoeiro de Itapemirim, estamos levando água tratada para escola que não tem acesso à rede pública, garantindo um direito básico que transforma vidas. Cada sistema instalado significa menos risco de doenças, mais oportunidades de aprendizado e um futuro mais justo para nossas crianças. Esse é o propósito que nos move: fazer do saneamento um agente de inclusão e desenvolvimento”, afirma Guilherme Pimentel, diretor da BRK em Cachoeiro de Itapemirim.
Até agora, já beneficiamos mais de 8,5 mil alunos e 30,2 mil pessoas em comunidades vulneráveis, com a distribuição de aproximadamente 398 mil litros de água tratada por dia. Os municípios contemplados incluem regiões do Tocantins, Pará, Macaé (RJ), e Cachoeiro de Itapemirim (ES).
Carlos Almiro Melo, presidente do Instituto BRK, reforça o compromisso da organização: “Mais do que prestar serviços de saneamento, estamos levando dignidade e qualidade de vida, promovendo transformações verdadeiras e duradouras na vida dessas crianças e suas comunidades. Para isso, o projeto também promove ações de educação ambiental nas comunidades atendidas, para contribuir com o desenvolvimento da consciência sobre a importância do saneamento e o uso consciente da água.”
Para Celeida Chamão de Medeiros, secretária de educação de Cachoeiro de Itapemirim, “o acesso à água potável na escola é uma conquista fundamental para a educação e para a saúde dos nossos estudantes. O projeto Fonte de Futuro representa muito mais do que a instalação de um equipamento, ele simboliza dignidade, cuidado e investimento no futuro das nossas crianças e jovens. Estamos muito felizes com essa parceria, que reforça nosso compromisso com uma educação de qualidade e inclusiva para todos.”
O prefeito em exercício, Júnior Corrêa, destacou a importância da ação: “Hoje, a comunidade de Monte Alegre recebeu um presentão: em parceria da SEME com a BRK, foi instalada na escola um sistema que garante água tratada para nossas crianças e professores. Com o posto de saúde próximo, a unidade também será beneficiada. Essa iniciativa reforça nosso compromisso com a qualidade de vida e a saúde da população.”
Além da instalação dos equipamentos, profissionais da BRK serão responsáveis pela manutenção dos filtros por 24 meses. Ao longo desse período, funcionários da escola serão treinados para dar continuidade ao processo, que não exige conhecimento técnico avançado.
Com ações concretas e parcerias estratégicas, o projeto Fonte de Futuro mostra que é possível transformar realidades e garantir um direito básico que ainda falta para milhões de brasileiros: água potável.
![[Cachoeiro] Projeto Fonte de Futuro amplia acesso de estudantes à água tratada](https://portaldenoticias24horas.com.br/wp-content/uploads/2025/12/Foto-FF-05-750x433.jpg)



![[Marataízes] Prefeitura deu início à programação oficial da Arena Esportiva da Praia Central](https://portaldenoticias24horas.com.br/wp-content/uploads/2026/01/sdgsdsd-1-350x250.jpg)


