Nesta terça-feira (30), o Espírito Santo em Ação e a Transparência Capixaba, com apoio da Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes), realizam a entrega do Selo de Qualidade em Transparência e Governança Pública ao município de Cachoeiro de Itapemirim.
O Selo de Qualidade é concedido com base nos seguintes critérios: pontuação no Ranking Capixaba de Transparência e Governança Pública 2023, elaborado pela entidade Transparência Capixaba; assinatura do Termo de Compromisso com a Transparência e Governança Pública pelo município, avaliação do atendimento aos critérios do “Guia de Recomendações de Transparência e Governança Pública para Prefeituras” da Transparência Internacional – Brasil e do Instituto Governo Aberto.
Ao todo, 29 municípios foram reconhecidos pelo selo de Qualidade em Transparência e Governança Pública em 2023, divididos nas categorias: bronze, prata, ouro e diamante. Desses, 12 receberam o selo Diamante, entre eles Cachoeiro de Itapemirim.
O reconhecimento é realizado de forma anual com base nos dados coletados pelo Ranking Capixaba de Transparência e Governança Pública, elaborado pela entidade Transparência Capixaba. A metodologia utilizada na elaboração desse ranking é fundamentada nos princípios da Transparência Internacional – Brasil.
Sobre a Transparência Capixaba – A Transparência Capixaba é uma entidade não-governamental, sem vínculo político-partidário e que não recebe verbas públicas, criada em 2001, com o objetivo de lutar pela transparência pública, combater a corrupção, defender o controle social técnico e da sociedade e a participação popular e estimular a conscientização sobre esses temas.
Sobre o Espírito Santo em Ação – O ES em Ação é uma instituição do terceiro setor, apartidária e transversal, que mobiliza a classe empresarial do Espírito Santo para fortalecer o ambiente de negócios e o desenvolvimento sustentável, contribuindo para a construção de uma sociedade melhor e mais justa.