Nesta segunda-feira (17), a Secretaria de Educação de Cachoeiro iniciou uma capacitação em noções básicas de primeiros socorros para professores e servidores das escolas municipais. O objetivo é preparar os profissionais para atuarem, da forma mais adequada possível, na assistência imediata a alunos e funcionários, em eventuais incidentes no ambiente escolar.
Realizada em atendimento à lei federal nº 13.722/2018 (denominada Lei Lucas) e ao decreto municipal nº 32.245/2022, publicado neste mês, a formação em primeiros socorros acontecerá de maneira gradativa. Começou com servidores das unidades de ensino da educação infantil e, posteriormente, avançará para os que atuam nas unidades de ensino fundamental.
Conhecimentos teóricos e práticos dos primeiros socorros serão ensinados aos profissionais de acordo com a faixa etária atendida pela unidade de ensino. Eles aprenderão, por exemplo: os procedimentos iniciais no amparo à vítima; identificação dos sinais vitais; cuidado com pessoas acidentadas conscientes e inconscientes; reanimação cardiorrespiratória; manobra de Heimlich ou desengasgo; controle de hemorragias; procedimentos em caso de fraturas ou de choque elétrico; sinais de envenenamento e procedimentos adequados, além de manobras seguras, para manuseio ou transporte da vítima.
“A capacitação trará maior clareza sobre os primeiros procedimentos a serem adotados em relação ao atendimento de urgência e emergência nas unidades de ensino. Nossos servidores estarão ainda mais preparados, para atuar nesses casos, o que garante mais segurança e tranquilidade a toda a comunidade escolar”, avalia a secretária municipal de Educação, Cristina Lens.