A Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) divulgou, recentemente, os dados referentes ao primeiro semestre de 2024, revelando uma queda na quantidade de mortes violentas em Cachoeiro de Itapemirim. Comparado ao mesmo período de 2023, foi registrado um declínio de 22,22% no número total de homicídios.
De acordo com a Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito (Semseg), trata-se de uma continuidade na retração dos dados, uma vez que, durante o ano de 2023, o município registrou uma redução de 13,5% no número de homicídios, em comparação a 2022.
Os resultados positivos em Cachoeiro de Itapemirim são atribuídos a diversos fatores, como a ação das forças policiais do município e a atuação do Gabinete de Gestão Integrada Municipal, que realiza reuniões mensais com diversos órgãos de segurança, como as polícias Militar, Civil e Federal, Ministério Público, Corpo de Bombeiros, Guarda Civil Municipal e setores da gestão municipal, que traçam metas e estratégias de prevenção e combate ao crime em Cachoeiro.
“O Gabinete de Gestão Integrada Municipal, como o próprio nome diz, é uma junção das forças de segurança que atuam no município, bem como setores da administração municipal que auxiliam nas ações de combate ao crime, o que tem contribuído de forma muito eficiente na redução dos índices de homicídio em Cachoeiro”, avalia o vice-prefeito e secretário municipal de Segurança e Trânsito, Ruy Guedes Barbosa.
Guedes também destaca os investimentos feitos em tecnologia, com a nova central de videomonitoramento de Cachoeiro, inaugurada em agosto do ano passado, fruto de um investimento de aproximadamente R$ 8 milhões. O sistema agora conta com 228 câmeras estrategicamente posicionadas em diversos pontos da cidade, uma quantidade seis vezes maior que o sistema anterior, que possuía apenas 40 câmeras.
“Estamos investindo cada vez mais em tecnologia como ferramenta no combate ao crime. Com a nova central de videomonitoramento, o município pode responder prontamente às ocorrências, em uma colaboração eficiente entre a nossa Guarda Municipal e outras forças de segurança pública do estado, como as polícias Civil e Militar”, frisa o vice-prefeito.
Equipado com as mais recentes tecnologias, como câmeras de reconhecimento facial, leitura de placas de veículos e radar perimetral, o novo sistema contribui significativamente para coibir crimes e auxiliar em abordagens e investigações.
Entre os outros diversos investimentos realizados em segurança pelo município, Ruy Guedes também elenca a valorização da Guarda Civil Municipal (GCM). Desde 2019, a GCM passou a contar com um plano de carreiras que permite promoções de maneira vertical, estabelecendo uma hierarquia interna. Esse plano inclui a criação de cargos de comando de livre nomeação pelo Poder Executivo, destinados a agentes que atingem o último nível hierárquico.
A Guarda Municipal também implementou uma escala extra de serviço, aumentando o efetivo em atividade nas ruas. Além disso, foi estabelecida uma indenização anual para a compra de uniformes e firmadas parcerias com as polícias estaduais, resultando na entrega de viaturas, armamentos e outros equipamentos.
O órgão recebe anualmente treinamento de capacitação e habilitação, além de portar armas longas para patrulhar todas as áreas do município. Em breve, está prevista a inauguração de uma nova sede da Guarda Municipal, que está em fase avançada de construção.
“O combate ao crime em nossa gestão é guiado por uma visão ampla, que não se concentra apenas em coibir ações criminosas, mas também em fornecer suporte às vítimas de violência e suas famílias. Adotamos uma abordagem multidisciplinar, orientada por um atendimento profissional e humanizado”, destaca o prefeito Victor Coelho.