O Espírito Santo emplacou cinco amostras de café conilon na fase prévia de seleção do concurso Coffee of the Year (COY 2022), evento de maior destaque na programação da Semana Internacional do Café (SIC), que começou na quarta-feira (16) e vai até hoje (18), em Belo Horizonte (MG). Todas as cinco amostras de conilon selecionadas são de cafeicultores vinculados a cooperativas capixabas, sendo três da Cafesul, uma da Cooabriel e outra da Coopeavi, que também teve duas amostras de café arábica selecionadas.
“As cooperativas desempenham um papel fundamental na cadeia produtiva do café, atuando como agentes de conhecimento, apoio, disseminação de boas práticas de produção e de desenvolvimento tecnológico. Os cafeicultores cooperados também recebem qualificação; orientações técnicas e comerciais; apoio para a manutenção do parque cafeeiro e combate a pragas; suporte para investimentos; acompanhamento e acesso ao mercado; e mais segurança para a comercialização dos seus produtos”, apontou o deputado federal Evair de Melo, presidente da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop) e titular da Comissão de Agricultura da Câmara.
FASE FINAL
A lista das 150 melhores amostras de café arábica e das 30 melhores de café conilon foi divulgada no último dia 07 de novembro, mas uma nova lista foi divulgada nesta quinta-feira (17), contendo a relação das 50 melhores amostras de arábica e das 15 melhores de conilon que foram classificadas para a disputa final. Já os 15 vencedores (10 da categoria arábica e 5 da categoria conilon) serão conhecidos durante a cerimônia de premiação do COY 2022, que acontece hoje (18), último dia da 10ª edição da SIC.
Confira os produtores e cooperativas capixabas que foram selecionados:
Café conilon• Luiz Cláudio de Souza (Muqui – Cafesul)• Neuza Maria da Silva de Souza (Muqui – Cafesul)• Aurio Quadra Barbosa (Alegre – Cafesul)• Guilherme da Silva Oliveira (Nova Venécia – Cooabriel)• Jarlete da Penha Sotele (Santa Teresa – Coopeavi)
Café arábica• Marcos Antonio Thomazini (Castelo – Coopeavi)• Ormindo Francisco Nandorf (Santa Teresa – Coopeavi)