As temperaturas elevadas que vêm sendo registradas no Espírito Santo e em grande parte do Brasil representam uma ameaça significativa para o cultivo de alimentos e de outros bens vinculados ao agronegócio, afirmam especialistas. A onda de calor extremo, alertam, pode comprometer o desenvolvimento e reduzir a qualidade de diversos produtos.
Segundo o engenheiro agrônomo Elídio Torezani, diretor da Hydra Irrigações, nem mesmo as plantas irrigadas ficam imunes aos efeitos adversos do calor acima do habitual. “As temperaturas estão aproximadamente 5 graus acima da média para esta época do ano, e a umidade relativa do ar, excessivamente baixa, o que cria condições semelhantes a um clima desértico”, destaca.
Torezani explica que essa combinação leva as plantas a perder mais água do que o normal, pela transpiração, e a não conseguir repor o líquido na mesma proporção, mesmo que haja água abundante no solo: “Isso provoca uma murcha temporária e a diminuição drástica das atividades fisiológicas. O resultado é que, ao final do dia, houve uma subtração bastante significativa do desenvolvimento vegetal”.
Produtividade e qualidade
De acordo com o especialista, essa situação prejudica o crescimento das plantas e o desenvolvimento dos grãos, além de causar o amadurecimento precoce dos frutos. “Isso gera uma perda muito grande, do ponto de vista de produtividade e de aspecto do alimento, ou seja, esse clima vai causar consequências de produtividade e de qualidade dos produtos agrícolas”.
Para minimizar os impactos das altas temperaturas, Torezani destaca a importância do conhecimento, do uso de tecnologias e da adoção de práticas sustentáveis, como a preservação da água, a conservação do solo e o cultivo com maior cobertura vegetal. “É preciso orientar melhor as pessoas a respeito das tecnologias disponíveis para minimizar o efeito de eventos como este que estamos vivendo”.
Sobre a Hydra Irrigações – A Hydra Irrigações é uma das empresas detentoras da tecnologia mais avançada no segmento em nível nacional. Pioneira na aplicação de conhecimento e de técnicas para priorizar a economia de água na irrigação no País, a empresa, com sede em Linhares (ES), tem experiência de quase três décadas de atuação e pesquisa para associar em seus projetos critérios agronômicos rigorosos a equipamentos de ponta. O objetivo é promover alta performance de todos os recursos, considerando as necessidades e especificidades de cada cliente.