Centenas de fiéis se reuniram neste domingo, 10 de março, para participar da “Caminhada Penitencial”, nas ruas de Itapemirim e no distrito de Pequiá, município de Iúna.
Em Itapemirim, a procissão, que ocorre há 18 anos, tem 8 km de percurso, partiu de dois pontos: Comunidade Sagrada Família (Itaipava) e Comunidade Santa Luzia (Fazenda Velha).
A caminhada começou por volta das 05 horas, logo após a oração e benção inicial, os fiéis saíram conduzindo uma cruz. Maria Aparecida Gomes, coordenadora do Concelho Pastoral Paroquial (CPP), conta que o trajeto foi marcado por momentos de oração e reflexão.
“Refletimos a Palavra de Deus (Êxodo 15, 22-26) recordando a caminhada do povo no deserto, na certeza do amor de Deus que nos acompanha a longo da história”, contou Maria Aparecida.
Ao chegar no destino os peregrinos foram recebidos com uma salva de palmas e um café da manhã. A Caminhada penitencial foi encerrada com uma Santa Missa celebrada pelo pároco da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, Pe. Ronaldo Borel.
Mais de 400 romeiros em Pequiá
Em Iúna, a caminhada Penitencial da Paróquia São Paulo Apóstolo aconteceu saiu da comunidade Nossa Senhora de Fátima, em Rio Claro e chegou a São João do Príncipe, ambos no distrito de Pequiá. A concentração foi próxima a comunidade local e reuniu mais de 400 fiéis.
Durante o percurso de 8 quilômetros, os fiéis puderam vivenciar a reconciliação com Deus.
“Os fiéis unidos participaram seja com terços nas mãos rezando o Santo Rosário, ou de pés firmes pelas estradas de chão batido (…) pudemos refletir nossos pecados e rogar o perdão a Deus por meio desse longo trajeto”, explicou a agente da Pastoral da Comunicação (Pascom), Ormezinda Cristiane.
Por volta das 8h30, os primeiros fiéis já começaram a chegar em Tinguaciba, para a participarem da Santa Missa que foi presidida pelo pároco, Frei Levy da Conceição. A missa reuniu, diáconos e dezenas de fiéis.
Fonte: Diocese de Cachoeiro / edição de Basílio Machado