A Paróquia Nossa Senhora da Penha, do bairro BNH, em Cachoeiro de Itapemirim, promoveu na manhã deste domingo, 25, a Caminhada Penitencial, evento tradicional no município que ocorre habitualmente após o carnaval.
A concentração aconteceu às 6 horas, em Jacú, localidade que fica a 37 km da sede de Cachoeiro de Itapemirim. Após um café da manhã e oração inicial, aproximadamente 500 fiéis seguiram em caminhada até Burarama – distrito de Cachoeiro.
“Foi uma caminhada orante, onde rezamos e meditamos o Santo Terço, pudemos também, contemplar a natureza (…) Um momento marcante” recordou o sacerdote: “foram as crianças distribuindo água e recolhendo eventuais garrafinhas e lixos deixados para trás”, comentou o pároco, Pe. Enildo Genésio de Souza.
Seguindo o contexto da Campanha da Fraternidade 2024, que tem como tema: “Fraternidade e Amizade Socia” e o lema: “Vós sois todos irmãos e irmãs” (cf. Mt 23,8), a caminhada contou com algumas reflexões.
Padre Enildo, abençoou os participantes, e ressaltou a importância da penitência no período quaresmal: “Durante a caminhada, todos devemos pedir a misericórdia de Deus, e rezar uns pelos outros”, orientou. Todo o trajeto foi acompanhado por uma ambulância.
Por volta das 08 horas, os primeiros fiéis chegaram à Comunidade São João Batista, em Burarama, onde a celebração da Santa Missa encerrou o evento.
“Quando chegamos em Burarama, tivemos mais um café compartilhado e, lodo depois, celebramos a Santa Missa, agradecendo a Deus por mais uma caminhada (…) foi um momento importante para nossa vida paroquial.”
▪️Caminhada Penitencial
A caminhada acontece no período da Quaresma. A Quaresma começa na quarta-feira de cinzas, que, neste ano, ocorreu no dia 14 de fevereiro, e vai até a Semana Santa.
Este é o período que antecede a maior festa do cristianismo: a ressurreição de Jesus Cristo, comemorada no domingo de Páscoa. O período é reservado para a reflexão e a conversão espiritual.
Fonte: Diocese de Cachoeiro